reis.png
XXXIII Encontro de Cantadores Reis de Fafe

O Município de Fafe organiza, no próximo domingo, 21 de Janeiro, o XXXIII Encontro de Cantadores de Reis, cumprindo-se, uma vez mais, a tradição no concelho.

À semelhança do ano passado, também este ano, a iniciativa decorre em vários locais emblemáticos da cidade, a partir das 15h00.

Os 30 participantes serão organizados em quatro grupos, distribuídos, em sorteio, por um primeiro local de atuação: Teatro Cinema de Fafe, Igreja Matriz, Igreja Nova e Auditório da Câmara Municipal de Fafe. Esta primeira fase, contará com a atribuição de uma pontuação a cada participante, em função da sua actuação, por um júri que avalia as letras, a melodia e o traje.

Nessa fase, serão eleitos três finalistas por cada um dos grupos. Os  12 finalistas escolhidos farão uma segunda atuação, no Pavilhão Multiusos, a partir das 17h00, da qual sairá o grupo vencedor do Encontro.

Entretanto, os grupos participantes vão visitar alguns cafés da cidade, onde cantam os reis para os clientes presentes, a partir das 15h45.

Pompeu Martins, Vereador da Cultura, revela que esta é uma forma de manter viva a tradição de se cantar as janeiras.

À semelhança do ano passado, optamos por manter as atuações em diversos locais pela cidade, porque queremos que esta iniciativa assegure a proximidade com os fafenses, que estes a sintam como deles e para eles.

O Encontro de Cantadores de Reis, que já vai na 33ª edição, é sobretudo, uma forma de preservar a tradição e o património cultural e imaterial de Fafe. ”, afirmou.

Os participantes têm direito a um prémio de presença, sendo que os três primeiros classificados receberão outro prémio, que difere em função do lugar ocupado na fase final (1º, 2º ou 3º classificado).

Listagem de grupos e locais de atuação:

GRUPO 1 – IGREJA MATRIZ

Futebol Clube de Marinhão

Grupo Coral de Santa Maria de Várzea Cova

Centro de Convívio e Lazer de Arões São Romão

Grupo Paroquial de Arões S. Romão

Associação Desportiva e Cultural de Silvares S. Clemente

Grupo Cultural e Desportivo de Armil

Grupo Coral e Paroquial de Estorãos

GRUPO 2 – IGREJA NOVA

Grupo Recreativo de Ardegão

Agrupamento nº 88 S. Francisco de Assis – Regadas