Destaques

TituloPrémio de História Local de Fafe atribuído à arquitecta Carla Ferreira
Data2021-08-16 00:00:00 +0100
Sub-título
Descrição

O Prémio de História Local “Câmara Municipal de Fafe”, correspondente à sua 19ª edição, foi atribuído ao original intitulado “Admiração ao Abandono. A Fábrica Alvorada”, subscrito pela jovem arquitecta Carla Barros Ferreira, residente em Quinchães (Fafe).

O júri, constituído por Artur Ferreira Coimbra, Chefe da Divisão de Cultura e Turismo do Município e pelos historiadores Artur Magalhães Leite e Daniel Bastos, tomou a sua deliberação por unanimidade, considerando tratar-se de um trabalho bem elaborado, com correcção e clareza de linguagem, que, pelo seu testemunho documental oportuno ao redor da “Fábrica Alvorada”, pela investigação produzida, pela criteriosa utilização das fontes, por tratar competentemente uma área de pesquisa que nunca foi empreendida entre nós (a investigação sobre a indústria do concelho), merece e justifica a atribuição do Prémio de História Local.

O Prémio nasceu há cerca de três décadas da necessidade de estimular a pesquisa e investigação em torno da identidade do Município de Fafe, no passado e no presente, nas suas diferentes perspectivas, com trabalhos originais e inéditos sobre um ou vários aspectos da história local, a nível administrativo, político, social, cultural, artístico, religioso ou outro.

Além do valor pecuniário, o trabalho vencedor será publicado na próxima edição da revista cultural Dom Fafes, editada pelo Município.

A entrega do Prémio à autora ocorrerá no âmbito da sessão solene de 5 de Outubro de 2021.

Imagens
Powered by: TextoVirtual.com