Vila Real foi o ponto de encontro para o IV SIE do Turismo promovido pelo EIXO ATLÂNTICO que reuniu, no passado dia 18 de abril, autarcas e técnicos de turismo da Eurorregião do Norte de Portugal e Galiza.
A Vereadora do pelouro do Turismo, Paula Nogueira, apresentou aos parceiros a «Praia Fluvial da Albufeira da Queimadela - Uma praia acessível» como um exemplo de boas práticas dentro do espírito da "praia para todos" e "lazer para todos". Descrevendo os 33 anos que decorreram desde a primeira formalidade tendente à construção da barragem até ao presente, destacou as distinções que têm sido atribuídas à praia (Praia Cessível, Bandeira Azul e Bandeira dourada) e todo o empenho de investimento que está a ser concretizado para prosseeguir a valorização da Queimadela e manter a sua praia fluvial como uma praia acessível e de referência na sua categoria.
Além de Fafe foram apresentadas experiências, projetos e boas práticas pelos municípios de Vila Nova de Gaia, Matosinho, Ourense, Lugo, Barcelos, Santa Maria da Feira e Viana do Castelo.
O Seminário de Turismo foi presidido por José Guilherme Aguiar (Vila Nova de Gaia) e por Vânia Oliveira (Eixo Atlântico).
O Município de Fafe foi admitido este ano como membro do Eixo Atlântico e desde então já esteve presente na VIII Mostra Musical do Eixo Atlântico, no IV SIE do Turismo, em várias reuniões do Grupo Temático do Desporto e está a preparar a sua primeira participação nos XV Jogos do Eixo Atlântico, que reunirão, em julho, nas cidades de Braga e Vila Nova de Famalicão, mais de 2700 atletas.