Parentalidade Positiva
O ponto nodal desta intervenção é apoiar cada família, acionando o suporte que ela precisa e deseja, numa lógica preventiva e pro ativa de promoção do bem estar através da capacitação parental. Trata-se de uma intervenção com um nível transformacional muito positivo no que concerne ao bem estar emocional, não só das crianças, dos adultos, bem como, da comunidade e da sociedade.
O serviço de social do município desenvolve desde 2009 grupos com pais/mães no âmbito da formação em educação parental, nomeadamente:
Os grupos têm o seguinte funcionamento:
Ao longo dos 3 meses – 12 sessões são abordados temas que preocupam todos os pais/mães no exercício da parentalidade. Ambos os programas têm como objetivo, auxiliar os pais a compreenderem as suas próprias necessidades sociais, emocionais, psicológicas e físicas e a dos seus filhos, melhorando assim a qualidade das relações entre eles (Plug et al, 1995).
Se está interessado em frequentar um grupo de formação em educação parental, remeta a sua inscrição (ficha de inscrição em baixo), ou se pretende desenvolver alguma sessão pontual na sua instituição, contacte com a divisão da Coesão Social.