A Rede Social é um fórum de articulação e congregação de esforços incidindo na planificação estratégica da intervenção social local, abarcando atores sociais de diferentes naturezas e áreas de intervenção (entidades públicas e privadas), visando contribuir para a erradicação da pobreza e da exclusão e para a promoção do desenvolvimento social a nível local.
Foi criada através da Resolução do Conselho de Ministros nº 197/97 de 18 de Novembro de 1997 e Declaração de Retificação nº 10-O/98. Posteriormente foi publicado o Despacho Normativo nº 8/2002 de 12 de Fevereiro e o Decreto-Lei nº 115/2006 de 14 de Junho.
A Rede Social de Fafe demonstra um progresso rumo a uma abordagem de intervenção sustentada no planeamento local, cada vez mais integrada e participativa, estruturada em parcerias setoriais e territorializadas, direcionando os esforços para promover a coesão territorial.
A Rede Social está estruturada da seguinte forma:
O Núcleo Executivo, formado por entidades chave que atuam no concelho, desempenha um papel central na Rede Social. Além da Câmara Municipal de Fafe, também fazem parte deste núcleo as seguintes entidades:
Objetivos da Rede Social:
A Rede Social promove a elaboração de documentos estratégicos destinados à intervenção no Concelho de Fafe, como o Diagnóstico Social (DS) e o Plano de Desenvolvimento Social (PDS). O PDS concretiza-se por meio de Planos de Ação, que incluem um leque variado de atividades.