Oferta Educativa


ENSINO SECUNDÁRIO - ESCOLA SECUNDÁRIA DE FAFE

Cientifico-Humanísticos
  1. Artes Visuais
  2. Ciências Socioeconómicas
  3. Ciências e Tecnologias
  4. Línguas e Humanidades
Curso especializado de música
  1. em regime articulado (protocolo com a Academia de Música José Atalaya)
Cursos Profissionais
  1. Técnico/a de Informática de Gestão
  2. Programador/a de Informática
  3. Técnico/a Auxiliar de Farmácia
  4. Técnico/a Auxiliar de Saúde
  5. Curso Técnico/a Comercial
Cursos Técnicos Especializados (CTE)

O Agrupamento de Escolas de Fafe tem um projeto aprovado para um Centro Tecnológico Especializado de Informática, no valor de 1 milhão de euros. Em breve enriquecerá a oferta formativa deste estabelecimento de ensino.


ENSINO PROFISSIONAL - ESCOLA PROFISSIONAL DE FAFE

(Nível IV - obtenção do 12º ano de escolaridade, exigindo como pré-requisito o 9º ano de escolaridade)
  1. Técnico/a de Gestão
  2. Programação de Sistemas Informáticos
  3. Técnico/a de Informática/Sistemas
  4. Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores
  5. Técnico/a de Vendas.


ENSINO ARTICULADO - ACADEMIA DE MÚSICA JOSÉ ATALAYA (AMJA)

Cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação:
  1. Curso de pré-iniciação (4 aos 5 anos)
  2. Curso iniciação (6 aos 9 aos)
  3. Curso básico (a partir do 5º ano)
  4. Ensino secundário (a partir do 10ºano)

A formação musical é progressiva e permite a passagem dos alunos para frequência de estudos de nível Superior.

200 alunos em ensino articulado


No âmbito do Protocolo de Cooperação Medidas de Apoio à Educação Inclusiva – Interrupções Escolares, é possível implementar as medidas necessárias para assegurar o apoio aos/às alunos/as que frequentam o

ensino público, designadamente alunos/as que frequentam a Escola Secundária de Fafe e o Agrupamento de Escolas de Montelongo, que estão condicionados/as ao nível da saúde, nas funções de mobilidade, nos

domínios sensório - motor, cognitivo e psicológico, os quais, por força das limitações de capacidade e restrições de participação, carecem de apoios constantes nas tarefas diárias.

Trata-se de um apoio assegurado pelo Município de Fafe destinado a compensar as despesas previstas com recursos humanos, recursos materiais, alimentação fornecida aos/as alunos/as, transporte e outras despesas administrativas e de funcionamento e operacionalização das medidas.

Os transportes necessários à mobilidade dos/as alunos/as, quer nos períodos de interrupção letiva quer de transição letiva, são assegurados pela Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Fafe.

Durante o período de funcionamento escolar, os procedimentos de transporte e alimentação dos/as alunos/as são da responsabilidade da Escola a pertencem.

  1. Destinatários: Alunos/as que beneficiam de medidas de apoio à Inclusão
  2. Local: Agrupamentos de Escolas


Na lógica de intervenção terapêutica, formativa e educativa a Câmara Municipal de Fafe complementa o apoio do Ministério da Educação em relação às atividades terapêuticas, através de vários protocolos com a CERCIFAF, dirigido a crianças integradas em intervenção precoce e crianças, jovens e adultos do 1º, 2º, 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário com Necessidades Específicas.

A responsabilidade da referenciação para estes apoios é dos Agrupamentos de Escolas.

Os protocolos visam acautelar as intervenções consideradas prioritárias para as crianças e alunos dos Estabelecimentos de Educação e de Ensino públicos e não abrangidos pelo Ministério da Educação.

  1. Destinatários: Crianças e Alunos/as dos 3 aos 20 anos, Docentes, Não Docentes e Famílias
  2. Local onde decorre projeto: CERCIFAF
  3. Parcerias: CERCIFAF/Agrupamentos de Escolas


ESCOLA A TEMPO INTEIRO

Programas Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), Componente de Apoio à Família (CAF) e

Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)

Estes programas contribuem para a qualificação do sistema educativo e para a construção de uma Escola que promove o sucesso e o bem-estar da Comunidade.

Têm subjacentes os princípios universais do direito à educação, à participação e ao brincar, consagrados na

Convenção dos Direitos da Criança, defendem a inclusão e a inovação pedagógica, centrando-se na População escolar, no seu tempo de permanência na escola e na qualidade desse tempo, conciliando as necessidades de tempo livre com os horários escolares e abertura à Comunidade.

Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF)

Destinam-se a assegurar o acompanhamento das crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar antes e/ou após o período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção letiva.

Componente de Apoio à Família (CAF)

Desenvolve um conjunto de atividades direcionadas aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico antes e ou após a componente curricular, Atividades de Enriquecimento Curricular, bem como durante os períodos de interrupção letiva.

Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)

Destinam-se aos/às alunos/as do 1º Ciclo de Ensino Básico, são de carácter facultativo e de natureza lúdica, formativa e cultural, incidindo nos domínios desportivo, artístico, científico, tecnológico e ambiental, numa dinâmica com o meio envolvente, de solidariedade e de voluntariado, visando uma dimensão europeia da Educação.


  1. Destinatários: Crianças e Alunos/as dos 3 aos 12 anos, Docentes, Não docentes e Famílias
  2. Locais: Jardins de Infância, Escolas do 1º Ciclo da rede pública e outros espaços da comunidade
  3. Parcerias: Câmara Municipal de Fafe/Agrupamentos de Escolas/Associações e instituições locais


ENSINO SUPERIOR

A Escola Superior de Tecnologias de Fafe (ESTF), foi criada em 1993 pela Portaria n.º 73/93 de 19 de janeiro, com a nobre missão de formar quadros técnicos/as superiores nas áreas de gestão, contabilidade, administração, sistemas de informação e turismo, sempre em harmonia com as necessidades do tecido empresarial da região.

O Instituto Europeu de Estudos Superiores (IEES) é um projeto de Ensino Superior localizado em Fafe, no Norte de Portugal, que se destaca pela sua proximidade com a comunidade local e pelo compromisso de servir a região. Com base numa abordagem universalista, promove a busca e a partilha de conhecimento em contexto global.

A instituição tem as suas raízes na Escola de Educadores de Infância de Fafe, fundada em 1985 e que conferia um curso médio para Educadores de Infância.

Ao longo dos anos, o IEES acompanhou o desenvolvimento do Ensino Superior e da sociedade, aumentando significativamente o número de alunos/as, modernizando suas instalações e com a diversificação da oferta formativa.

Durante 30 anos, a Escola tem formado profissionais que seguem carreiras de sucesso tanto em Portugal como no estrangeiro.

A estreita colaboração com o setor empresarial facilita uma adaptação contínua da oferta educativa às necessidades das organizações e dos negócios, alicerçada num corpo docente experiente e qualificado, resultando numa permanente inovação de programas, metodologias de ensino e desenvolvimento profissional.

A oferta formativa da ESTF inclui Mestrados, Licenciaturas, Pós-Graduações e Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

Este compromisso entre inovação e adaptação educacional contribui fortemente para o desenvolvimento pessoal dos/as alunos/as e para o progresso económico e social da região.

Ao longo dos anos, o IEES acompanhou o desenvolvimento do Ensino Superior e da sociedade, aumentando significativamente o número de alunos/as, modernizando suas instalações e com a diversificação da oferta formativa.


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