O Agrupamento de Escolas de Fafe tem um projeto aprovado para um Centro Tecnológico Especializado de Informática, no valor de 1 milhão de euros. Em breve enriquecerá a oferta formativa deste estabelecimento de ensino.
A formação musical é progressiva e permite a passagem dos alunos para frequência de estudos de nível Superior.
200 alunos em ensino articulado
No âmbito do Protocolo de Cooperação Medidas de Apoio à Educação Inclusiva – Interrupções Escolares, é possível implementar as medidas necessárias para assegurar o apoio aos/às alunos/as que frequentam o
ensino público, designadamente alunos/as que frequentam a Escola Secundária de Fafe e o Agrupamento de Escolas de Montelongo, que estão condicionados/as ao nível da saúde, nas funções de mobilidade, nos
domínios sensório - motor, cognitivo e psicológico, os quais, por força das limitações de capacidade e restrições de participação, carecem de apoios constantes nas tarefas diárias.
Trata-se de um apoio assegurado pelo Município de Fafe destinado a compensar as despesas previstas com recursos humanos, recursos materiais, alimentação fornecida aos/as alunos/as, transporte e outras despesas administrativas e de funcionamento e operacionalização das medidas.
Os transportes necessários à mobilidade dos/as alunos/as, quer nos períodos de interrupção letiva quer de transição letiva, são assegurados pela Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Fafe.
Durante o período de funcionamento escolar, os procedimentos de transporte e alimentação dos/as alunos/as são da responsabilidade da Escola a pertencem.
Na lógica de intervenção terapêutica, formativa e educativa a Câmara Municipal de Fafe complementa o apoio do Ministério da Educação em relação às atividades terapêuticas, através de vários protocolos com a CERCIFAF, dirigido a crianças integradas em intervenção precoce e crianças, jovens e adultos do 1º, 2º, 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário com Necessidades Específicas.
A responsabilidade da referenciação para estes apoios é dos Agrupamentos de Escolas.
Os protocolos visam acautelar as intervenções consideradas prioritárias para as crianças e alunos dos Estabelecimentos de Educação e de Ensino públicos e não abrangidos pelo Ministério da Educação.
Programas Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), Componente de Apoio à Família (CAF) e
Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)
Estes programas contribuem para a qualificação do sistema educativo e para a construção de uma Escola que promove o sucesso e o bem-estar da Comunidade.
Têm subjacentes os princípios universais do direito à educação, à participação e ao brincar, consagrados na
Convenção dos Direitos da Criança, defendem a inclusão e a inovação pedagógica, centrando-se na População escolar, no seu tempo de permanência na escola e na qualidade desse tempo, conciliando as necessidades de tempo livre com os horários escolares e abertura à Comunidade.
Destinam-se a assegurar o acompanhamento das crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar antes e/ou após o período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção letiva.
Desenvolve um conjunto de atividades direcionadas aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico antes e ou após a componente curricular, Atividades de Enriquecimento Curricular, bem como durante os períodos de interrupção letiva.
Destinam-se aos/às alunos/as do 1º Ciclo de Ensino Básico, são de carácter facultativo e de natureza lúdica, formativa e cultural, incidindo nos domínios desportivo, artístico, científico, tecnológico e ambiental, numa dinâmica com o meio envolvente, de solidariedade e de voluntariado, visando uma dimensão europeia da Educação.
A Escola Superior de Tecnologias de Fafe (ESTF), foi criada em 1993 pela Portaria n.º 73/93 de 19 de janeiro, com a nobre missão de formar quadros técnicos/as superiores nas áreas de gestão, contabilidade, administração, sistemas de informação e turismo, sempre em harmonia com as necessidades do tecido empresarial da região.
O Instituto Europeu de Estudos Superiores (IEES) é um projeto de Ensino Superior localizado em Fafe, no Norte de Portugal, que se destaca pela sua proximidade com a comunidade local e pelo compromisso de servir a região. Com base numa abordagem universalista, promove a busca e a partilha de conhecimento em contexto global.
A instituição tem as suas raízes na Escola de Educadores de Infância de Fafe, fundada em 1985 e que conferia um curso médio para Educadores de Infância.
Ao longo dos anos, o IEES acompanhou o desenvolvimento do Ensino Superior e da sociedade, aumentando significativamente o número de alunos/as, modernizando suas instalações e com a diversificação da oferta formativa.
Durante 30 anos, a Escola tem formado profissionais que seguem carreiras de sucesso tanto em Portugal como no estrangeiro.
A estreita colaboração com o setor empresarial facilita uma adaptação contínua da oferta educativa às necessidades das organizações e dos negócios, alicerçada num corpo docente experiente e qualificado, resultando numa permanente inovação de programas, metodologias de ensino e desenvolvimento profissional.
A oferta formativa da ESTF inclui Mestrados, Licenciaturas, Pós-Graduações e Cursos Técnicos Superiores Profissionais.
Este compromisso entre inovação e adaptação educacional contribui fortemente para o desenvolvimento pessoal dos/as alunos/as e para o progresso económico e social da região.
Ao longo dos anos, o IEES acompanhou o desenvolvimento do Ensino Superior e da sociedade, aumentando significativamente o número de alunos/as, modernizando suas instalações e com a diversificação da oferta formativa.