A promoção da saúde é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento humano e social. Ao longo do tempo tem vindo a reforçar-se o compromisso com o bem-estar da população, através de uma abordagem integrada, preventiva e humanizada da saúde.
Num trabalho em articulação com os serviços de saúde locais, instituições sociais e a comunidade, investimos em programas que promovem estilos de vida saudáveis, saúde mental, envelhecimento ativo e acesso equitativo aos cuidados de saúde. Especial atenção é dada aos grupos mais vulneráveis, garantindo que ninguém fique para trás no acesso à informação, prevenção e tratamento.
Mais do que tratar doenças, queremos construir uma cidade que cuida, previne e promove qualidade de vida para todos.
Destina-se a colmatar as dificuldades de deslocação dos munícipes de Fafe, com baixos recursos económicos, no acesso a consultas, terapias de reabilitação, exames e tratamentos fora do concelho, desde que não sejam apoiadas pelo Serviço Nacional de Saúde e não exista resposta no concelho.
Funciona através da parceria entre a Câmara Municipal de Fafe com a Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa e com os Bombeiros Voluntários de Fafe.
Programa de apoio ao medicamento destinado a auxiliar as famílias com baixos recursos, na aquisição de medicação comparticipada e prescrito por receita médica.
Funciona através da parceria entre a Câmara Municipal de Fafe e Associação Dignitude.
No protocolo efetuado entre o Município, o ACES Alto Ave e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o o Município, compromete-se a assegurar o transporte, a todas as mulheres convocadas para a realização de exames de diagnóstico complementares, na Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Tem como propósito auxiliar os cuidadores informais residentes no concelho de Fafe, na disponibilidade para frequentar ações de formação/ informação, ações de sensibilização, bem como, usufruir de tempo para a resolução de situações de índole pessoal.
Este programa permite ainda que, cuidadores informais com carência económica, possam beneficiar da comparticipação do Município de Fafe no pagamento de respostas destinadas ao descanso do cuidador, prestadas por instituições/ entidades com protocolo com o Município.