Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes - 13 de outubro

"Financiar a Resiliância, não as Catástrofes"

O Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes foi instituído pelas Nações Unidas, em 1989, com o propósito de sensibilizar governos, organizações e cidadãos de todo o mundo, para a necessidade de desenvolverem ações que contribuam para prevenir riscos e reduzir vulnerabilidades, aumentando a resiliência das comunidades e a capacidade de antecipação e resposta face à ocorrência de acidente graves ou catástrofes.

A redução dos riscos de catástrofes é uma questão de grande complexidade e nenhuma nação ou instituição poderá enfrentá-la de forma isolada. Necessitamos, por isso, de esforços coletivos e conhecimentos combinados de todos os sectores da sociedade, sejam eles públicos ou privados, ONGs, ou outros membros ativos da sociedade civil.

Experiências de sucesso demonstram que a redução de riscos é um problema de todos os cidadãos e é uma responsabilidade de todos.

Para dar cumprimento às recomendações das Nações Unidas, Portugal constituiu formalmente em 2010, no quadro da Comissão Nacional de Proteção Civil, a Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes – PNRRC, operacionalizada por uma Sub-Comissão coordenada pela ANEPC, encarregue de implementar o Plano de Atividades daquela Plataforma

Este ano de 2025 as comemorações deste dia faz-se sob o mote ““𝗙𝗶𝗻𝗮𝗻𝗰𝗶𝗮𝗿 𝗮 𝗿𝗲𝘀𝗶𝗹𝗶𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮, 𝗻𝗮̃𝗼 𝗮𝘀 𝗰𝗮𝘁𝗮́𝘀𝘁𝗿𝗼𝗳𝗲𝘀” e pretende apelar ao aumento dos investimentos públicos e privados em ações que evitem catástrofes, em vez de se investir apenas na resposta aos seus impactos.

#ProcivFafe

#TodosSomosProteçãoCivil

#MakingCitiesResilient

#DRRday

#ResiliencePays

Não encontra o que procura?
@ 2025 Câmara Municipal de Fafe | Todos os direitos reservados