CCB3.jpg
Alunos de artes e música de Fafe visitaram o CCB e o Teatro Nacional de São Carlos em Lisboa

No âmbito do programa pedagógico desenvolvido pelo Laboratório da Ópera Portuguesa, e por iniciativa do Município de Fafe, um grupo de alunos e professores da Escola Secundária de Fafe (do curso de artes visuais) e da Academia de Música José Atalaya (ensino articulado de música) assistiu, esta terça feira, à apresentação da opereta «Maria da Fonte» no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com execução da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos. Após o espetáculo, os alunos foram conduzidos numa visita guiada ao Teatro Nacional de São Carlos, antecedendo o encerramento desta sala de espetáculos para obras de remodelação.

Maria da Fonte é uma opereta de natureza cómica e satírica, escrita no século XIX por Augusto Machado, que conta com direção musical de João Paulo Santos e encenação de Ricardo Neves-Neves. A peça apresenta a heroína popular como uma mulher intensa e corajosa, que, apesar de não se revelar com a força e convicções de uma Joana d’Arc, não se demite de uma consciência social, baseada na justiça do povo, aludindo à revolta popular ocorrida na primavera de 1846 contra o governo cartista presidido por Costa Cabral.

Durante a tarde, os alunos de Fafe visitaram o Teatro Nacional de São Carlos, tendo percorrido os seus principais espaços, desde a zona de palco, bastidores técnicos, Salão Nobre, Camarote Real, e sala principal. Os alunos foram familiarizados com a origem e a história daquela que é a principal casa de ópera portuguesa.

Esta visita de estudo foi apoiada pelo Município de Fafe. A Vereadora da Cultura e Educação, Paula Nogueira, acompanhou o grupo de alunos e professores nesta deslocação a Lisboa. A opereta Maria da Fonte deverá ser apresentada em Fafe no próximo ano, e nas palavras que dirigiu aos alunos e aos professores presentes, a autarca desafiou-os a participarem neste projeto artístico “como embaixadores do que de bom se faz em termos de cultura na nossa cidade. Este é um sinal de que o Município está empenhado em valorizar o vosso trabalho, porque acreditamos em todos vós”, finalizou.