Antero Barbosa presente na Assembleia Geral do Eixo Atlântico

O presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa, participou, esta terça-feira, na Assembleia Geral do Eixo Atlântico, que decorreu em Viana do Castelo, e na qual foi apresentado o Relatório “As cidades perante os novos desafios: Cenários de Futuro” por Fernando González Laxe, Catedrático Emérito de Economia Aplicada da Universidade de Corunha e Arlindo Cunha, Catedrático e Professor de Economia da Universidade Católica do Porto.

Na sessão, foi também aprovado o orçamento de 5 090 000 € para 2025, bem como as contas e o relatório de gestão do exercício.

O Município de Fafe integrou o Eixo Atlântico o ano passado e, desde então, participa ativamente em todos os encontros, reuniões de trabalho e demais atividades promovidas. A integração de Fafe no Eixo Atlântico converge com a estratégia do atual mandato que aposta na promoção externa do concelho de Fafe e no seu posicionamento internacional, aliada aos propósitos de desenvolvimento económico, promoção do turismo, cultura, desporto, ambiente, transição digital, infraestruturas, política social e urbana. Inerente a este objetivo, a promoção de parcerias institucionais e o recurso a cofinanciamento estatal, comunitário ou internacional constituem recursos que o Município de Fafe poderá aproveitar positivamente.

Antero Barbosa destaca a importância de Fafe integrar esta rede transfronteiriça, “unida por laços identitários de cultura e história, mas também muito fortalecida pelas relações económicas”, fazendo um “balanço muito positivo deste primeiro ano de integração” e reforçando “o compromisso e empenho do Município de Fafe como elemento ativo na associação”.

O ano passado, Fafe iniciou de imediato o envolvimento nas áreas do desporto, cultura, educação, turismo e desenvolvimento transfronteiriço com a participação bem sucedida nos XV Jogos do Eixo Atlântico, de 30 junho a 5 julho, com 76 jovens (masculinos e femininos) oriundos de clubes locais que integraram diversas equipas para competir nas modalidades de natação, andebol, basquetebol e futebol de 7. Esteve também presente no Seminário de Intercâmbio de Experiências, no âmbito do turismo, nos dias 17 e 18 de abril, que decorreu em Vila Real, e participou na VIII Mostra Musical do Eixo Atlântico, de 13 e 14 de abril, em Barcelos, com a presença de um solista da Academia de Música José Atalaya (ensino articulado de música). Sucederam-se, ainda, reuniões dos municípios e comissões especializadas (das temáticas e eixos de trabalho) nos quais Fafe já esteve presente com projetos e ações.

Paula Nogueira, Vereadora da Cultura e Turismo do Município de Fafe, marcou presença também na cerimónia de abertura de Viana do Castelo - Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, na passa segunda-feira.

Recorde-se que o Eixo Atlântico é uma associação transfronteiriça que integra cidades do Norte de Portugal e da Galiza que tem como objetivo fundamental o desenvolvimento económico, social, cultural, científico e tecnológico das cidades e regiões membros.



Município de Fafe promove território na VIII Expocidades do Eixo Atlântico


Fafe vai estar presente na VIII Expocidades do Eixo Atlântico, que decorre, em Sarria na Galiza, nos próximos dias 2 a 4 de maio. Expocidades, Mostra Turística das Cidades do Eixo Atlântico é uma ferramenta de promoção do turismo de proximidade das cidades do Eixo Atlântico.

O evento conta com uma ampla representação das cidades galegas e portuguesas integradas no Eixo Atlântico, entre elas Fafe. O objetivo passa por apresentar o potencial do turismo de proximidade na Euro Região Norte de Portugal e Galiza. A iniciativa pretende promover o desenvolvimento sustentável, a cooperação transfronteiriça e a projeção internacional das cidades participantes.

O Eixo Atlântico promove ainda um Guia Turístico Digital Interativo, que contempla e concentra todos os elementos turísticos da Euro-Região. O guia oferece um amplo catálogo de festas populares, gastronómicas e históricas, concertos, eventos desportivos, promoção do património. A plataforma apresenta-se como uma ferramenta que reúne toda esta informação para que o utilizador possa aceder com facilidade à oferta cultural, gastronómica, patrimonial e natural da Galiza e do Norte de Portugal. Os 7 milhões de habitantes da Euro-região, mais os 3 milhões das regiões vizinhas, durante 52 fins de semana do ano, constituem um importante nicho de negócio para o turismo de proximidade.






footer-logos.png
Não encontra o que procura?
@ 2025 Câmara Municipal de Fafe | Todos os direitos reservados