A Assembleia Municipal de Fafe reuniu ontem, em sessão extraordinária, no Auditório Municipal. Dos pontos da ordem de trabalhos discutidos, foi aprovada por maioria, a proposta da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja ponderação pode consultar aqui. Foi igualmente aprovado, por unanimidade, o contrato administrativo entre o Município de Fafe e a Junta de Freguesia de Fornelos, para apoio à concretização do projeto Eco Aldeia Vida. Foi ainda tomado conhecimento pela Assembleia Municipal e por todo o público presente e que assistia ao vivo na plataforma youtube ou em streammig, o estudo de apoio à decisão para a interconectividade de Fafe com Guimarães e com a rede ferroviária de alta velocidade.
Na introdução da apresentação do estudo de apoio, o presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, agradeceu a presença do professor José Mendes, um dos principais “motores da elaboração deste estudo”, referindo que “este é um trabalho que está a ser feito há muitos anos”, sendo “um projeto concreto e que faz sentido continuar a desenvolver”.
O professor José Mendes, na sua intervenção, explicou todas as fases de elaboração deste estudo de apoio à decisão para a interconectividade de Fafe com Guimarães e com a rede ferroviária de alta velocidade, referindo o contexto do Plano Ferroviário Nacional e de que forma este se pode enquadrar no contexto de Fafe. Analisando estrategicamente os movimentos pendulares e acessos a Fafe, apresentando a solução Bus Rapid Transit (BRT) como a mais adequada, o professor José Mendes apresentou ainda no estudo os modelos de operação, balanço ambiental e climático, estimativa orçamental, entre outros importantes aspetos presentes no estudo.
Nesta proposta da segunda revisão do PDM, que foi aprovada por maioria, com um voto contra do deputado do PCP e seis abstenções de deputados do PSD, Antero Barbosa afirmou “que desde 2020 se está a desenrolar este processo, cumprindo sempre as exigências impostas pelo Governo”, reforçando com um agradecimento a todos os técnicos envolvidos nesta revisão, que têm trabalhado neste projeto, em que “o número de participações aumentou e onde agora temos mais do dobro das áreas de acolhimento empresarial que anteriormente tínhamos”.
No pedido de apoio efetuado pela Junta de Freguesia de Fornelos, o presidente da Câmara Municipal de Fafe afirmou que “o Município celebrou um contrato de direito de superfície com a Junta de Freguesia de Fornelos, assim como irá ajudar financeiramente na execução do projeto e da obra”. Desta forma, foi aprovado, por unanimidade, o contrato administrativo entre o Município de Fafe e Junta de Freguesia de Fornelos, para apoio à concretização do projeto colaborativo Eco Aldeia Vida, que tem já garantido financiamento de 1,8 milhões de euros do PRR.