Este projeto de requalificação urbana está localizado numa das principais artérias da cidade, ocupada com uma área significativa de lojas de comércio e serviços, como também por edifícios de grande valor histórico e cultural. A intervenção nestas artérias visa melhorar a qualidade do espaço público, reorganizar o espaço de circulação automóvel, promover zonas de circulação pedonal e de permanência, integrar zonas ajardinadas e aprimorar a iluminação no espaço, mantendo as características essenciais de uma área predominantemente cultural, comercial e residencial.
Esta obra vai permitir revitalizar integrar o espaço urbano de forma sustentável, delineado sobre uma estratégia de promover o património edificado, priorizando a conservação do espaço público contíguo aos edifícios históricos, garantindo que a arquitetura local e a identidade cultural sejam preservadas e apresentadas de maneira atrativa.
O projeto prevê a reestruturação das áreas publicas, com a implementação de pavimentação adequada, criação de zonas verdes, mobiliário urbano confortável e acessível, além de melhorias na iluminação e sinalização. A proposta contempla um desenho que proporciona o aumento de condições da acessibilidade e criação de espaço de convivência que promove a interação comunitária.
A intervenção na Rua Monsenhor Vieira de Castro (entre a Rua Afonso Costa e a Rua José Cardoso Vieira de Castro), Rua e Travessa da Irlanda e Travessa Monsenhor Vieira de Castro, respeita o passado, mas também contribuirá para um futuro mais sustentável e significativo, equilibrando as necessidades modernas de uma cidade dinâmica com a preservação e valorização do seu rico património histórico e cultural que identifica uma população como próprio e exclusivo.
Uma intervenção desta dimensão implica condicionamentos de trânsito, numa extensa área, fundamentais para garantir a segurança da comunidade e dos trabalhadores e para permitir, ao mesmo tempo, uma execução da obra eficaz, célebre e que sirva os objetivos da população.
O Município de Fafe está consciente de possíveis transtornos causados e, por isso, faz um apelo à população, em especial aos moradores e comerciantes nas zonas referidas, lamentando o que esta obra possa implicar no desenrolar das suas vidas. Estudámos as melhores soluções e alternativas para garantir que todos possam manter as suas rotinas e não ver as suas vidas e negócios afetados. Os moradores e os veículos de cargas e descargas têm acesso garantido à área, assim como os veículos prioritários, tendo sido criados também corredores pedonais para os peões, de modo a permitir o acesso em segurança às habitações e comércio, nas zonas de intervenção. Todos os moradores terão acesso às suas habitações e garagens. À medida que os trabalhos forem concluindo, as ruas serão abertas no imediato.
O objetivo desta intervenção é melhorar a cidade, dotá-la de melhores infraestruturas e torná-la, urbanisticamente, mais prática e desenvolvida e, com isso, melhorar a qualidade de vida de todos os fafenses.