8.jpg
Câmara de Fafe assina protocolos para nova instalação do Heliporto Municipal e dos meios de segurança e proteção civil local e regional

O presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, assinou, esta quinta-feira, um protocolo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para a nova instalação do Heliporto Municipal, na freguesia de S. Gens.

Antero Barbosa agradeceu a vinda ao concelho e elogiou o “comprometimento do Brigadeiro General José Duarte da Costa para com a segurança de todos em Fafe”. O presidente do Município de Fafe afirmou ainda que “estão lançados os alicerces para construirmos este novo edifício, que proporciona todas as condições aos agentes da Proteção Civil. É um dia feliz para o Município e o ponto de partida para a execução das obras do mesmo”.

Na ocasião, marcou presença o presidente da ANEPC, Brigadeiro-General José Duarte da Costa, que destacou a importância do trabalho feito em Fafe no âmbito da Proteção Civil, elogiando “o trabalho realizado para a segurança deste Município”. O Brigadeiro-General referiu ainda o “papel importante de trabalhar em conjunto e de criar sinergias na Proteção Civil, seja entre serviços, como entre Municípios, de forma a obter uma forte coesão territorial”.

O Heliporto Municipal de Fafe é uma infraestrutura aeronáutica certificada pela Autoridade Nacional de Aviação Civil. Tem tido ao longo dos últimos anos uma grande importância para a região, no que diz respeito à operação de helicópteros de combate a incêndios rurais, no quadro das operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Para além da operação dos meios aéreos, o Heliporto Municipal de Fafe recebe ao longo do ano outras operações pontuais de helicópteros de emergência médica e aeronaves utilizadas em diferentes contextos de serviço operacional aéreo.

O equipamento municipal dá resposta a solicitações que têm chegado à Câmara Municipal para a sua utilização como ponto de aterragem ou descolagem de voos de carácter comercial ou recreativo. Este investimento pretendeu corresponder a uma necessidade instalada para que a resposta seja mais eficaz, designadamente na operação de todo o tipo de helicópteros de combate a incêndios rurais, e procurando garantindo uma maior cobertura regional, por exemplo, recebendo helicópteros bombardeiros pesados para um raio de influência a abranger aos distritos de Viseu, Bragança e Aveiro.

Na ocasião, foi também assinado um Protocolo para a Instalação do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, do Serviço Municipal de Proteção Civil e da Polícia Municipal de Fafe no mesmo espaço, a Escola EB1 do Santo, que irá ser alvo de um projeto de requalificação para melhoria das condições. O agrupamento deste meios no mesmo local irá potenciar a eficácia das suas intervenções, melhor articulação dos serviços e possibilidade de partilha de espaços físicos e respetivas valências.

A assinatura dos protocolos foi precedida de uma visita às instalações, na qual marcou presença o presidente do Município de Fafe e presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil, Antero Barbosa, o presidente da ANEPC, Brigadeiro-General José Duarte da Costa, o Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil, Tenente-Coronel Carlos Alves, Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, Rui Costa e a 2º Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil, Celina de Oliveira.