Decorreu ontem, em Paços, no âmbito das Comemorações do Bicentenário de Camilo Castelo Branco em Fafe, a inauguração do Centro Interpretativo "Camilo em Passos", uma viagem no tempo, onde história, literatura e tradição se fundiram para homenagear o escritor romântico.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, louvou o conjunto de iniciativas da CCDR Norte, afirmando que "Fafe deve muito a Camilo Castelo Branco", agradecendo a todos os presidentes da Junta "pelo garboso trabalho que desenvolvem diariamente pelas freguesias, como é o caso de Paços".
A inauguração contou com a presença do vice-presidente da CCDR Norte, Jorge Sobrado, que afirmou que “com este centro interpretativo, Fafe confirma o estatuto de cartógrafo e cicerone da geografia nortenha. Ao mesmo tempo, torna-o vindouro. O escritor está agora a chegar a novas gerações. Este movimento está pulverizado em toda a região Norte, do Porto a Trás-os-Montes, do Douro ao Minho.” Jorge Sobrado afirmou ainda que "a aldeia de Paços é um dos sítios mais camilianos de Portugal, onde as pessoas vivem Camilo, sentem Camilo e amam o escritor".
O programa da iniciativa "Camilo em Passos" prosseguiu com um almoço camiliano com os convidados vestidos à época, que embarcaram numa viagem no tempo em homenagem a um dos maiores nomes da literatura portuguesa. Durante a tarde, as iniciativas continuaram, com a apresentação "Porquê ler Camilo hoje", do Eng. João Matos Fernandes, no Salão Nobre do Teatro Cinema; a assinatura do manuscrito do "O Morgado de Fafe em Lisboa"; a peça de teatro "O Morgado de Fafe em Lisboa", pelo Grupo de Teatro Passos d'Alegria, no Teatro Cinema de Fafe; terminando com a apresentação do livro "Mistérios de Fafe", do Professor José de Oliveira Martins, que decorreu no Salão Nobre do Teatro Cinema.
Foi ainda iniciada a transcrição do livro “O Morgado de Fafe em Lisboa”, um projeto que consiste na escrita manual deste clássico, com registo de todas as pessoas que queiram participar. O projeto está disponível na Biblioteca Municipal de Fafe e todos são convidados a participar.