325321591_699182875244188_8923571166792773244_n.jpg
Conferência debateu "Crescimento e sustentabilidade de Fafe"

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Fafe acolheu, ontem, a conferência "Crescimento e sustentabilidade de Fafe", uma iniciativa promovida em conjunto com o jornal Vida Económica.

Moderada por João Luís Peixoto de Sousa, administrador do Grupo Editorial Vida Económica, a sessão contou com um painel de oradores composto por empresários que atuam no Concelho, nomeadamente André Costa da Lingote, Sandra Teixeira da Ramiro & Caravalho, SA., Laurentino Ferreira, diretor-geral da Associação Empresarial de Fafe, Ester Mendes, da Corteatever, Francisco Ferreira da Outeirinho Turismo e Indústria SA, Manuel Marinho da Cadeinor, António Rodrigues da Portalum e João Silva da Transnós.

A iniciativa arrancou com uma intervenção de Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal, que começou por referir que o Município tem "a aspiração de se tornar um dos melhores sítios para se viver, trabalhar, investir e visitar, pelo que é de extrema relevância criar condições para atrair e fixar as pessoas".

"Fafe possui boas acessibilidades, boas escolas, condições ambientais favoráveis, em suma qualidade de vida. O que precisamos de acrescentar para atrair as pessoas? Necessitamos do esforço de acrescentar à qualidade de vida que temos o emprego. Fazer com que as empresas possam atrair pessoas mais qualificadas, criando condições para sermos um território competitivo", continuou.

O autarca enumerou também um conjunto de fatores que considera determinantes para as empresas, nomeadamente a localização geográfica, as infraestruturas, a existência de áreas de acolhimento industrial e ainda a política fiscal mais amigável para famílias e empresas no distrito de Braga.

Antero Barbosa referiu ainda as principais prioridades para o ano de 2023, sendo elas o desenvolvimento da Zona Industrial de Regadas, a aposta numa Loja do Cidadão enquanto espaço digno que favoreça as pessoas e as empresas, a reabilitação da cidade e a resolução dos problemas da habitação.

Seguiu-se uma mesa redonda com os oradores presentes para discutir o contributo das empresas para o crescimento sustentável do Concelho.