371a3dbd-2299-4b0a-84a3-5a35d9b012ed.jpeg
“Conversas à Solta”: a arte e a cultura no Teatro Cinema, ao ritmo da cantata Carmina Burana

Decorreu ontem, no Teatro Cinema de Fafe, o evento "Conversas à Solta", onde foram desafiados convidados e amigos a refletirem sobre temas relacionados com as artes, a ópera Carmina Burana e a história do Teatro Cinema.

As “Conversas à Solta” iniciaram com apresentação do painel de oradores, pela Diretora da Escola Bailado de Fafe, Alexandra Fonseca, que falou do “desafio que está a ser criar esta Carmina Burana como um produto made in Fafe”.

A vereadora da Cultura, Paula Nogueira, aproveitou para agradecer a todas as pessoas que “alimentam a memória, estando presentes nestes momentos culturais”. Paula Nogueira referiu ainda a importância da “riqueza da obra que é o Teatro Cinema e o privilégio que é estar presente neste grande polo da cultura de Fafe”. Acrescentou ainda que este projeto da Carmina Burana “é uma epopeia, que já decorre desde o final de 2021 e que terminará no final deste ano, e será um momento único para Fafe e para os fafenses”.

Na sua intervenção, o Professor Eugénio Amorim, que revelou ser “um apaixonado pela peça Carmina Burana”, desconstruido a obra, falando também do compositor Carl Orff e do desafio que foi criá-la. Eugénio Amorim revelou o apreço que tem pelo Teatro Cinema, considerando-o “uma criação belíssima”.

O pianista José Miguel Costa revelou como foi a experiência de “dirigir, compor e interpretar esta obra, um trabalho difícil mas muito gratificante”, afirmou.

Este evento iniciou com o espetáculo “Cours D’Amour” – a terceira parte da cantata da Carmina Burana, que contou com a participação da Academia de Música José Atalaya, com a participação da orquestra de percussão com os músicos convidados Pedro Arrieche, Vítor Castro, Simão Pereira Veiga, Paulo Pontes e Bruno Carvalho; dois pianistas: Dalila Teixeira e José Miguel Costa; o barítono/solista José Corvelo; a soprano Helena Castro Ferreira e os vários coros da Academia, sob a direção do maestro José Ricardo Freitas, estando a direção coral a cargo de Tiago Ferreira e Cristina Cunha.

Carmina Burana terá o seu epílogo no Pavilhão Multiusos de Fafe, num espetáculo que trará a ideia, o sentimento, o trabalho e a emoção a todos os presentes.