Este curso, que preenche uma lacuna na formação de navegadores em Portugal e Espanha, assenta num programa de dois dias, com uma vertente teórica no sábado (12 de fevereiro), e uma sessão prática no domingo (13 de fevereiro). As sessões formativas decorrem ao lado de um piloto de ralis num veículo de competição.
A iniciativa foi criada por Jorge Henriques, um dos mais conceituados navegadores portugueses de ralis, que se faz acompanhar por mais três formadores, todos eles também co-pilotos experientes: o português Paulo Silva atual Campeão Norte Ralis, o espanhol Cándido Carrera, atual co-piloto de DANI SORDO no WRC e ainda o Espanhol Ignacio Davila, Co-piloto e Diretor de Prova no Campeonato Galego de Ralis.
A componente teórica versará sobre todos os aspetos fundamentais para a ação do co-piloto, desde os regulamentos até às medidas de segurança, passando pela preparação das provas, logística, reconhecimentos, sistema de notas, etc.
No dia seguinte, os alunos do curso poderão colocar em prática os ensinamentos recolhidos, disputando um troço de asfalto em Fafe.