A Biblioteca Municipal acolheu, esta sexta-feira, a apresentação do livro “Variante do Caminho de Torres ao da Geira e Arrieiros", do professor, e também peregrino, Alberto Vilela.
A sessão contou com a presença, entre vários convidados, de D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga, autor do prefácio do livro, de Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal e Paula Nogueira, vereadora da Cultura e Turismo do Município de Fafe.
Na ocasião, o edil fafense agradeceu o trabalho de investigação desenvolvido por Alberto Vilela na identificação deste novo caminho, manifestando a disponibilidade da Autarquia para colaborar neste projeto.
"Têm sido muitos aqueles que se têm debruçado sobre o estudo da nossa terra, como é o caso do Alberto Vilela, o que nos deixa muito satisfeitos. Esperamos que este novo caminho se concretize e efetive e que Fafe possa estar na rota de Santiago."
O livro "Variante do Caminho de Torres ao da Geira e Arrieiros" retrata, através de pesquisa científica e dados históricos, um
novo caminho de Santiago, com uma extensão total de cerca de 75Km, a partir de Sendim, Felgueiras, passando pelos concelhos de Fafe, Vieira do Minho e junta-se ao da Geira e dos Arieiros em Covide, Terras de Bouro, cerca de oito quilómetros depois de São Bento da Porta Aberta.
Esta nova Variante aparece como resultado de um trabalho de pesquisa, onde foram encontrados vários indícios, (desde o séc. IX ao séc. XVIII), que levam à existência de um “alinhamento” de Conventos, Ordens Religiosas e Mosteiros que tinham ”por obrigação dar guarida aos peregrinos”, bem como oragos padroeiros de Santiago e existência de conchas, ou vieiras, símbolos de Santiago, esculpidas em várias igrejas.
Na sessão, Alberto Vilela apresentou as diversas etapas e especificidades deste novo caminho que liga o Caminho de Torres ao da Geira e Arrieiros e que coloca Fafe na rota de Santiago. O autor manifestou a sua expetativa de que este novo caminho seja uma mais valia para as povoações e uma oportunidade para os peregrinos de Santiago.