vitela.jpg
Festival Gastronómico da Vitela Assada à Moda de Fafe com balanço positivo

Num ano que assinalou o ponto de viragem de um evento que é já uma referência regional, o Festival Gastronómico da Vitela Assada à Moda de Fafe, foi um sucesso.

Esta IX edição foi relocalizada para o Parque da Cidade, com a participação de cinco restaurantes do concelho, Adega Popular, Casa de Pasto Reis, Dom Egas, Feira Velha e Vice Versa, que tão bem representam este que é o prato mais reconhecido do concelho.

Com o apoio da Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe, o Município tenciona, a cada ano que passa, posicionar, de uma forma mais tradicional e identitária, este festival que atrai milhares de visitantes de todo o país.

Este certame, representado por varias áreas e produtos endógenos das várias freguesias do concelho, contou ainda com a presença de quinze expositores: Doçaria de Arões, Doçaria de Fornelos, Doçaria Maria do Céu Freitas – Fornelos, Vinhos Norte, Fumeiro Regional Beira Rio – Golães, Gud Artesanal. Estiveram ainda artesãos de todo o concelho e projetos que este Executivo reconhece como sendo a melhor representatividade. Nomeadamente, Sandra Lopes Atelier, Cantinho das Origens, Joana Ribeiro, Rama – Saboaria Artesanal, O Pudim da TV, Cerveja Artesanal – GAT, Oficina da Palha, Licor das Sete Cabeças e AnaCris.

Durante três dias, o Parque da Cidade acolheu diversas iniciativas de natureza eno gastronómica como workshops de cozinha, harmonização com vinhos e animação com a Banda Faz de Conta, ARPIFAFE, AAPAEIF e ainda a Tuna da Universidade Sénior da Fafe.

A prata da casa animou e elevou o ambiente, reconhecendo o Município que estes artistas podem e devem ser cada vez mais valorizadas como elementos de promoção territorial e de património.

Com o claro objetivo de posicionar este evento a nível nacional, este ano, o Festival teve ainda como novidade, a realização de dois espetáculos, de forma a atrair públicos de outras faixas etárias e diferentes regiões geográficas.

Estes concertos, apesar de no final se apresentarem como um sucesso, não estavam a apresentar o número de bilhetes vendidos em bilheteira expectável. Neste sentido, foi entendimento do Presidente da Câmara Municipal, alargar os já habituais convites protocolares ao Executivo, a todo o protocolo municipal, acrescentando, desta forma, os executivos das 25 Juntas de Freguesia do concelho.

Mais uma iniciativa bem sucedida, uma vez que, como é sabido, o sucesso de um espetáculo passa, acima de tudo, pela ocupação da sala.

De realçar que, após feito balanço deste evento entre todos os agentes envolvidos, nos três dias do evento, destaca-se a confeção de 1890 kg de carne e a venda de 4050 refeições.

Como muitos puderam observar, realizou-se junto ao evento, a primeira campanha de incentivo à adoção responsável em parceria com a ADDAF ( Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e Floresta). Esta foi a primeira de muitas ações no âmbito da Proteção Animal, promovidas pelo Município, em particular pelo CROA ( Centro de Recolha Oficial Animal).

A presente edição foi um evento acessível a todos, tendo sido adotadas medidas específicas para facilitar a acessibilidade, assim como instalações sanitárias adaptadas, adotando-se também o sistema dos ecocopos – copos reutilizáveis, tornando a iniciativa mais sustentável.

O Município de Fafe e a Confraria encontram-se já a postos para o planeamento da X edição deste festival.