A Câmara Municipal de Fafe promoveu, esta segunda-feira, o Seminário «Rede Social e Desenvolvimento Local: Estratégias e Desafios» que contou com a presença da Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, que, na sessão de abertura, referiu que "a Rede Social é fundamental para dar resposta aos problemas sociais atuais. A descentralização veio dar resposta a muitas das questões sociais colocadas, e, por isso, a articulação é essencial entre o Governo, Município e instituições. Temos desafios antigos, novos e diferentes e torna-se necessário que possamos contar convosco, instituições locais, para perceber a dimensão destes problemas.”
"O Governo tem tido uma grande preocupação na questão da articulação e também na forma como respondemos a estes desafios.” A governante salientou o problema da "demografia e o envelhecimento da população em Portugal", destacando um " novo modelo de apoio ao domicilio que está a ser planeado para dar resposta a este desafio que mais não é do que articular serviços e respostas que já existem entre as diversas áreas".
A Secretária de Estado finalizou a sua intervenção, destacando o compromisso que existe de "garantir a sustentabilidade das instituições e fomentar as respostas sociais através desta Rede Social."
Antero Barbosa, Presidente do Município de Fafe e Presidente do Conselho Local de Ação Social, destacou que “só de uma forma colaborativa é que é possível dar uma resposta consertada e ajustada aos desafios atuais que se revestem, atualmente, de grande dimensão.”
O autarca revelou que esta manhã tinha sido "uma manhã muito proveitosa naquilo que são os desafios de quem tem que gerir um território e um município da nossa dimensão.” Sublinhou o papel fulcral das instituições, assumindo que “temos uma grande riqueza em Fafe que são as nossas instituições e as instituições sociais são aquelas que minimizam e ajudam a que não tenhamos no nosso concelho problemas mais gravosos.
Salientar e agradecer o trabalho feito ao longo dos últimos três anos que hoje foi apresentado. Com o Plano de Desenvolvimento Social, o Município está agora melhor preparado para dar resposta aos desafios sociais que se insurgem.”
Antero Barbosa finalizou a sua intervenção, garantindo que “de braços dados, numa coordenação conjunta, somos capazes de construir uma sociedade acolhedora como a que hoje temos em Fafe e que muito orgulhoso me deixa. Vale sempre a pena sermos resilientes”.
Na ocasião, foi apresentado o Plano de Desenvolvimento Social de Fafe 2024|2027, uma ferramenta de governação estratégica que visa harmonizar os recursos e esforços das instituições locais para responder de forma eficiente às necessidades sociais do território.
Este documento estratégico surge depois de realizado o diagnóstico com auscultação aos parceiros da Rede Social, estando nele previsto uma adequação das políticas e da decisão política às problemáticas emergentes. No Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Fafe encontramos as linhas gerais das políticas que entendemos mais ajustadas às prioridades identificadas, com uma preocupação de fazer corresponder a intervenção, mas respeitando a estratégia metodológica proposta.
O PDS reflete o trabalho em cinco grandes eixos: Referenciação, Diagnóstico e Acompanhamento/Grupos Sociais mais vulneráveis (Infância/Juventude, População sénior, Sem Abrigo, Migrantes Violência Doméstica); Envelhecimento e Longevidade ( promover bem-estar da população sénior em prol de um envelhecimento ativo e a diminuição de situações de isolamento, problemáticas identificadas em sede de Diagnóstico); Habitação (promover o acesso à habitação condigna para a população. Para tal, estão em curso a implementação da Estratégia Local da Habitação e a operacionalização de outros apoios); Saúde (fomentar na área da saúde mental através de ações/metodologias positivas, aumentando a qualidade de vida - pessoas cuidadas e cuidadoras); Capacitação e desenvolvimento da Rede Social de Fafe (reforçar a coordenação estratégica da Rede Social trabalhando-se na sua visibilidade e notoriedade bem como em ações de capacitação).
O Seminário contou com a participação de convidados como Helena Areias (Rede Social e a Governança), o Professor José Manuel Henriques (Desafios Contemporâneos e Contributos Potenciais da Rede Social), Cláudia Costa (O Planeamento Estratégico na Rede Social do Porto) e o testemunho de Paulo Teixeira, Diretor do IEFP de Fafe, acerca da Rede Social do concelho.