pawel-czerwinski-RkIsyD_AVvc-unsplash.jpg
Município recebe financiamento de 85 mil euros para projeto-piloto de gestão sustentável de biorresíduos

Face à obrigatoriedade, segundo diretiva europeia, dos municípios iniciarem a recolha seletiva dos biorresíduos a partir de 1 de janeiro de 2024, o Município de Fafe avançou com uma candidatura para financiamento de um projeto-piloto de gestão sustentável dos resíduos biodegradáveis.

O programa RECOLHABIO – Apoio à Implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos, promovido pelo Fundo Ambiental e protocolado com a CIM do Ave, aprovou a candidatura e irá avançar com um financiamento de 85.000 euros.

Alinhada com as estratégias nacional e europeia, esta candidatura apresenta-se como um projeto-piloto na definição das melhores práticas para cumprimento da legislação aplicável até ao final de 2023. A candidatura pretende obter os seguintes resultados: fornecimento de 200 contentores para biorresíduos para distribuição pelo canal HORECA (estabelecimentos hoteleiros, de restauração e similares) e por outros grandes produtores; fornecimento de 300 compostores comunitários para distribuição pelas aldeias, IPSS, escolas, associações desportivas, etc.; e implementação de um Plano de Capacitação e Formação neste âmbito.