123.jpg
𝐇𝐞𝐥𝐢𝐜ó𝐩𝐭𝐞𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐦𝐛𝐚𝐭𝐞 𝐚 𝐢𝐧𝐜ê𝐧𝐝𝐢𝐨𝐬 𝐫𝐮𝐫𝐚𝐢𝐬 𝐣á 𝐨𝐩𝐞𝐫𝐚 𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐫 𝐝𝐨 𝐇𝐞𝐥𝐢𝐩𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐅𝐚𝐟𝐞

Desde esta quinta-feira e previsivelmente até ao dia 15 de outubro, encontra-se a funcionar no Heliporto Municipal de Fafe o Centro e Meios Aéreos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, de onde estará a operar um helicóptero ligeiro de combate a incêndios rurais.

O Centro de Meios Aéreos é uma infraestrutura de apoio e suporte às operações de proteção e socorro, provida pelos meios aéreos afetos ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e onde para além do operador aéreo responsável pelo helicóptero afeto à infraestrutura, encontra-se em operação a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, que assegura as brigadas helitransportadas e o Corpo de Bombeiros de Fafe, que assegura o Operador de Telecomunicações e o Serviço de Brigadas de Aeródromo.

Este helicóptero ligeiro de combate a incêndios atuará prioritariamente em situações de ataque inicial em incêndios rurais, podendo também atuar em situações de ataque ampliado, e tem um raio de atuação de 40km, que garante a cobertura das Sub-Regiões do Ave, Cávado, Alto Minho, Alto Tâmega, Douro, Tâmega e Sousa e a Área Metropolitana do Porto.

De referir que o Heliporto Municipal de Fafe é uma infraestrutura aeronáutica certificada pela Autoridade Nacional de Aviação Civil desde 2014, da propriedade do Município de Fafe, sendo internamente a sua gestão e direção assegurada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.