DSC_6541A.jpg
Oitava edição da Prova da Barragem da Queimadela em Águas Abertas marcada por histórico recorde de inscritos

A Prova da Barragem da Queimadela em Águas Abertas, em Fafe, integrada no Circuito Nacional de Águas Abertas, foi a maior de sempre, superando as melhores expectativas iniciais, de acordo com a Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) organizadora da prova que se realizou no passado domingo.

O presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, e a vereadora do Desporto, Paula Nogueira, marcaram presença neste evento desportivo que duplicou a adesão de nadadores inscritos passando dos 229 participantes em 2023 para 404 nadadores a competir na prova de 2024. Fafe recebeu, primeira vez, a participação de nadadores estrangeiros, oriundos da Ucrânia.

Quanto aos resultados, Ricardo Santos (Louzan/Efapel) e Helena Rodrigues (Condeixa) venceram a prova de 4km. O nadador da Louzan/Efapel, sétimo no Europeu de juniores em Viena, concluiu destacado, com menos 52 segundos do que Rafael Rodrigues (Condeixa). Marco Oliveira (CN Académico) garantiu o último lugar do pódio.

Nos femininos, Helena Rodrigues (Condeixa) ganhou com menos 27 segundos do que Inês Henriques (Louzan/Efapel) e 1.14 de Marta Aguilar (CN Académico).

José Freitas (Ind. ANNP) e Vânia Neves (Viana Natação), foram os masters mais rápidos na Barragem da Queimadela.

Este evento evento desportivo é mais um marco histórico nesta parceria que já vai em oito edições, entre a Câmara Municipal de Fafe, a ANNP e a Federação Portuguesa de Natação e que está a posicionar Fafe como uma capital do desporto náutico e de contexto na natureza. A par dos mais de 400 atletas, cerca de 3 mil pessoas afluiram à Barragem da Queimadela onde desfrutaram do ambiente paradisíaco em convívio e diversão em família.