WhatsApp Image 2022-11-03 at 15.54.33.jpeg
Programação Cultural de Novembro

A agenda cultural do mês de novembro no Município é marcada pela comemoração dos 130 anos do Jardim do Calvário. No período de 4 de novembro a 8 de janeiro o Arquivo Municipal de Fafe estará de portas abertas para o público com uma exposição alusiva à comemoração dos 130 anos de existência do Jardim do Calvário, o mais emblemático jardim público da cidade de Fafe e cuja inauguração aconteceu a 26 de dezembro de 1892.

“Jardim do Calvário: 130 anos de história e memórias” visa retratar a história do Jardim e a sua importância enquanto espaço cultural, social e de lazer ao longo das suas 13 décadas de existência. A exposição desenvolve-se por zonas temáticas distribuídas por diferentes salas do “Palacete” onde constarão, entre outros, documentos inéditos e fotografias de época, provenientes das coleções depositadas no Arquivo Municipal, muitas das quais apresentadas pela primeira vez ao público.

No mesmo dia de abertura da exposição de comemoração dos 130 anos do Jardim do Calvário, dia 4 de novembro, Fafe recebe o ilustre ator brasileiro Paulo Betti para apresentar o monólogo “Autobiografia Autorizada”, escrito e interpretado pelo próprio e que visa assinalar os seus 40 anos de carreira. Com humor, poesia e dor, Paulo Betti mergulha na vida dos seus pais e avós e emerge com uma peça edificante que reafirma a importância do ensino público e do trabalho social para a valorização do ser humano. A peça será apresentada no Teatro Cinema, às 21h30.

No dia 11 de novembro, o Município celebra o Magusto, Dia de S. Martinho, no Pavilhão Multiusos. O evento tem início às 14h30 e termina pelas 17h30 e a entrada é gratuita. Logo no dia seguinte, 12 de novembro, Cidália Lapa apresenta o seu mais recente livro “A Força de Viver” no Teatro Cinema, às 21h30, também com entrada livre. A obra partilha a luta de uma sobrevivente do malogrado vírus Covid-19.

Filipa Tavares atua no dia 16 de novembro, às 21h30, no Teatro Cinema com “Os Poemas Possíveis”, espetáculo exclusivamente baseado no livro homónimo da autoria de José Saramago. O Nobel da Literatura será cantado em alguns fados, assim como em canções originais, de sonoridade contemporânea, em comemoração do seu Centenário e da Língua e Canção Portuguesa.

Tal como a universalidade do escritor, também a musicalidade presente neste projeto é vasta e percorre diferentes estilos musicais, ou não estivessem nele presentes as influências de tão diferentes compositores tais como Mário Lúcio, Paulo de Carvalho, Paulo Flores, Manecas Costa, Rosa García, Lindiana Murphy, Ângelo Freire e Maestro António Victorino de Almeida. Este será um espetáculo único, repleto de emoção e poesia.

No dia 18 de novembro decorre o espetáculo de Stand Up Comedy, “Fafe Comedy Fest”, com um painel de comediantes nacionalmente reconhecidos como Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, Miguel 7 Estacas, Joaquim Oliveira e João Dantas. O evento de comédia terá lugar no Pavilhão Multiusos às 22h00 e promete roubar várias risadas a todos os espectadores. No mesmo dia, às 21h30, quem prefere música poderá assistir gratuitamente, com levantamento prévio dos bilhetes na Loja Interativa de Turismo ou no Cartório Paroquial de Fafe, ao concerto de Celina Tavares, no Teatro Cinema.

Importa assinalar a celebração do 90º Aniversário do Grupo Nun´Álvares com um concerto e que acontecerá no dia 19 de novembro, às 21h30, no Teatro Cinema. Ainda em destaque, no Teatro Cinema, a peça de teatro de comédia “Ego” apresentada pelo Teatro Vitrine no âmbito da VIII edição do Fafencena, no dia 26 de novembro, às 21h30. Os bilhetes para ambos os eventos têm um custo de 4 euros e estão à venda na Loja Interativa de Turismo de Fafe.

A fechar o mês, no dia 29 de novembro, a cantora Ana Bacalhau vem “Desafiar Esteriótipos” no Teatro Cinema com a apresentação do livro e performance musical e teatral com o mesmo nome. “Desafiar Estereótipos” é um projeto direcionado para a comunidade escolar, em particular para os alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, que explora, para uma melhor compreensão da temática geral, os diversos contextos de vida, onde a discriminação em função do género acontece, nomeadamente na conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, nos contextos de Poder e de Tomada de Decisão e em casos de Violência de Género. A entrada é livre e o espetáculo começa às 10h30 da manhã.