A 2ª revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Fafe foi publicada, esta quarta-feira, em Diário da República, representando, assim, um passo importante para o ordenamento e gestão do território municipal e para o desenvolvimento do concelho.
O PDM de Fafe apresenta um solo edificável de 3.908ha, correspondente a 17,83% do concelho, valor superior à 1ª Revisão feita em 2015 (15,60% ). No que respeita à área prevista para atividades económicas, houve um acréscimo de 145%: a revisão de 2024 disponibiliza 355ha, correspondente a 1,63% do concelho (em 2015, seria apenas 0,66%). Esta evolução dá, assim, seguimento ao objetivo assumido por este Executivo de criar condições e meios para a fixação e promoção do tecido empresarial.
O PDM define o quadro estratégico de desenvolvimento territorial do município, sendo o instrumento de referência para a elaboração dos demais planos municipais. Trata-se de um instrumento fundamental para a gestão e ordenamento do território, para a salvaguarda e preservação do património natural e construído e, um veículo de desenvolvimento sustentável para uma melhor qualidade de vida dos cidadãos.
Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal, destaca "que este é um marco importante para Fafe. A partir de hoje, temos os instrumentos e ferramentas certos para promover o desenvolvimento do concelho, tornando-o mais competitivo e atrativo. O PDM, agora publicitado em Diário da República, reflete um trabalho intenso dos nossos técnicos e integra as várias sugestões e observações dos cidadãos remetidas no período de discussão pública. É, sem dúvida, uma mais valia para Fafe e para os Fafenses.”
O novo Plano Diretor Municipal entrará em vigor amanhã, dia 19 de dezembro de 2024, marcando o início de uma nova fase para o concelho, refletindo o empenho deste executivo em criar condições favoráveis para um futuro dinâmico e atrativo para todos os que vivem e investem em Fafe.
Consulte a 2ª Revisão do PDM de Fafe aqui.