A Universidade do Minho (UMinho), a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Universidade das Nações Unidas - Unidade Operacional em Governação Electrónica (UNU-EGOV) apresentaram, ontem, os resultados do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC).
O estudo em apreço destacou o site da autarquia de Fafe na categoria setorial ‘Tipo e Atualização de Conteúdos’, colocando-a no top 10.
Tratou-se da 11ª edição do IPIC, estudo que analisa periodicamente a presença online dos municípios nacionais. A iniciativa vem também no seguimento da resolução do Conselho de Ministros 22/2001, que defende uma avaliação regular dos sites dos organismos da administração direta e indireta do Estado. A primeira edição do IPIC estudou os 153 portais de câmaras municipais que possuíam então presença online. A partir de 2009, todos os 308 municípios nacionais passaram a ter página oficial no mundo digital.
Paula Nogueira, Vereadora da Transição Digital do Município, marcou presença na iniciativa.
O Município tem efetuado um grande investimento no reforço das aplicações no domínio das TIC, através de um projeto financiado em 85% pelo Programa Norte2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que se apresenta como ferramentas de modernização, inovação, transparência, eficiência, eficácia, qualidade e participação.
Este projeto tem como objetivo a implementação de soluções novas para o Município, que contribuem para a prossecução dos objetivos de uma câmara mais próxima dos cidadãos, mais amiga do ambiente (less papper), mais transparente, mais simples, ágil e eficiente.
Créditos: Fotos pela lente do fotógrafo da Reitoria da Universidade do Minho