INSUFLÁVEIS BARRAGEM 02.jpg
Águas balneares do concelho de Fafe destacam-se pela positiva

No âmbito do programa de Vigilância Sanitária de Zonas Balneares Interiores (ZBI), a Unidade de Saúde Pública da ULS do Alto Ave realizou colheita de amostras de água para análise. As recolhas realizaram-se no passado dia 20 de agosto nas zonas fluviais de recreio e lazer (ZFLR) e zona balnear interior (ZBI) existentes no concelho de Fafe e os resultados destacaram-se pela positiva segundo informação oficial da Unidade de Saúde Pública do Alto Ave transmitida à Câmara Municipal, juntas de freguesia e à Administração Regional Hidrográfica – Norte.

As águas recolhidas nas ZFLR existentes nas freguesias de Medelo, Moreira do Rei e Várzea Cova, Quinchães,Agrela e Serafão e Vinhós, e na ZBI de Revelhe apresentam conformidade de resultados com os valores paramétricos definidos para os parâmetros analisados.

Os boletins analíticos referem-se, designadamente, às águas naturais doces e balneares das zonas fluviais de recreio e lazer de Agrela, Vinhós, Marinhão – Ruivães, Veiga e à zona balnear interior da Albufeira da Queimadela.

Os relatórios de ensaio procedem, essencialmente, à análise microbiológica das amostras e que inclui pesquisa e quantificação de Escherichia coli, pesquisa de Salmonella, pesquisa e quantificação de Enterococos (utilizando método de membrana filtrante).