Jornadas Estr Saúde do Alto Ave24-9702_Antero_Barbosa.JPG
Antero Barbosa presente nas Jornadas de Estruturação da ULS do Alto Ave

O presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, esteve presente nas Jornadas de Estruturação do Ecossistema Colaborativo Multimodal em Saúde do Alto Ave, que se realizaram no passado dia 5 de julho, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, numa organização do conselho de administração da ULS do Alto Ave.

A iniciativa teve como objetivo debater com os parceiros que integram o ecossistema (ULS) as estratégias de aprofundamento da interrelação entre as 25 instituições e entidades que compõem a unidade (municípios, instituições académicas, instituições do terceiro setor e da saúde).

O Município de Fafe integra esta unidade e esteve representado nas cinco comissões de trabalho em torno do tema central - A Smart Health Region do Alto Ave -, a saber: «O ECMS/AAVE como polo potenciador do Investimento em Investigação, Ensino e I&D», «Estratégias de Complementaridade e Proximidade da Prestação de Cuidados em Saúde», «O Modelo Integrado de Intervenção Social do ECMS/AAVE», «O Modelo de Gestão da Operação Assistencial do ECMS/AAVE - Estratégias de Integração Digital, Interoperabilidade de plataformas e Gémeos Digitais», «O ECMS/AAVE - Estratégias de Sustentabilidade, Procurement e Economia Circular».

Até ao final do ano os grupos de trabalho produzirão, de forma colaborativa, um roteiro comum com propostas de acções e cronograma de execução tendo em vista dar resposta aos problemas identificados nas seis àreas temáticas, designadamente, em matéria de compatibilização dos modelos de financiamento do sistema.

Pedro Cunha, presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde Alto Ave, que presidiu às Jornadas, anunciou na ocasião a adesão do ecossistema colaborativo e multimodal em saúde do Alto Ave na rede da Harvard Medical School.