A Câmara Municipal de Fafe, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, através da Biblioteca Municipal, organizou a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura 2021/2022, que concluiu esta terça-feira com a seleção dos vencedores nos vários níveis de ensino.
O Concurso Nacional de Leitura visa a celebração da leitura e da escrita e integra quatro fases distintas: escolar, municipal, intermunicipal e nacional.
A fase municipal do Concurso Nacional de Leitura é constituída por duas provas de conhecimento: escrita e oral. Na prova escrita, que decorreu no passado dia 3 de março, estiveram presentes, em ambiente online, 36 alunos, representativos dos diferentes Agrupamentos de Escolas do concelho de Fafe e da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos. Desta, foram apurados seis alunos por cada nível de ensino para a prova oral, que se realizou hoje, também em ambiente remoto, constituída por dois momentos: leitura expressiva e argumentação.
Após avaliação do júri das provas prestadas pelos alunos, passaram à fase intermunicipal, onde representarão o nosso concelho, os seguintes alunos:
1. Ciclo:
- Salomé Lopes Cunha (Agrupamento de Escolas de Fafe)
- Leonor Magalhães (Agrupamento de Escolas Prof. Carlos Teixeira)
- Érica Sofia Oliveira (Agrupamento de Escolas Montelongo)
- Rafael Rodrigues (Agrupamento de Escolas Montelongo)
2. Ciclo:
- Leonor Beatriz Moreira (Agrupamento de Escolas de Fafe)
- Maria do Carmo Barros (Agrupamento de Escolas Montelongo)
- Matilde Oliveira (Agrupamento de Escolas Montelongo)
- Victória Veríssimo (ACR Fornelos)
3. Ciclo:
- Sara Ribeiro (Agrupamento de Escolas Prof. Carlos Teixeira)
- Maria João Vieira Martins (Agrupamento de Escolas Montelongo)
- Maria Castro Freitas (Agrupamento de Escolas Montelongo)
- Mariana Gonçalves (Agrupamento de Escolas Montelongo)
Secundário:
- Francisca Ribeiro Cunha e Silva (Escola Secundária de Fafe)
- Letícia Vieira da Mota (Escola Secundária de Fafe)
- Mariana Fernandes Sousa (Escola Secundária de Fafe)
- Ana Margarida Cunha Silva (Escola Secundária de Fafe)
A ordenação final dos concorrentes resultou da avaliação do conjunto das provas prestadas: escrita e oral.
Todos os concorrentes receberão um certificado e aos quatro finalistas de cada nível de ensino serão atribuídos prémios de participação.
O júri da fase concelhia foi constituído por Artur Coimbra, Chefe da Divisão de Cultura e Turismo do Município; Natércia Baptista, Coordenadora da Biblioteca Municipal e Rui Festa, Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares.
O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa lançada pelo Plano Nacional de Leitura, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pela Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com as autarquias e os agrupamentos de escolas.