WhatsApp Image 2024-07-24 at 11.43.45(4).jpeg
Assinado contrato para construção de habitação a custos controlados em Fafe

Contratos homologados ao abrigo do programa «Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação»

O presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, esteve presente na sessão de homologação e assinatura dos contratos relativos às intervenções financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do programa «Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação», numa sessão presidida pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, na residência oficial do Chefe do Governo. Os contratos foram assinados pelos Ministros Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, numa cerimónia em que esteve também presente o Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.

Os contratos assinados com os Municípios de Fafe, Guimarães, Lamego e Matosinhos (todos da região Norte), têm o valor de 54 milhões de euros. Fafe irá receber uma verba de cerca de 15 milhões de euros destinados à construção de habitação a custos controlados.

A estratégia para a habitação tem como objetivo dar uma resposta urgente às dificuldades na compra ou arrendamento de casa. Esta estratégia pretende incentivar a oferta de habitação, promover a habitação pública,incentivar a habitação jovem e assegurar a acessibilidade na habitação.

Para a concretização deste programa em Fafe o Município já adquiriu a àrea da antiga Fábrica Alvorada encontrando-se em fase de ultimação toda a documentação necessária ao lançamento do concurso público para a construção das habitações. Prevê-se que o projeto esteja terminado, já com habitações ocupadas, em junho de 2026.