De acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se um agravamento das condições meteorológicas para o risco de incêndio para os próximos dias, com tempo quente e seco, destacando-se para Fafe:
⚠️ Valores de temperatura máxima superiores a 34ºC;
⚠️ Vento fraco a moderado (até 25km/h) do quadrante este, soprando moderado a forte (até 40 km/h) nas terras altas
até ao meio da manhã e a partir do final da tarde;
⚠️ Humidade Relativa do Ar inferior a 30%, com fraca recuperação noturna. Os índices de perigo de incêndio rural irão manter-se nas classes de "muito elevado" e “máximo”.
Considerando a previsão meteorológica, esperam-se condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais e aumento da dificuldade das ações de supressão, em consequência do aumento da temperatura, aumento da intensidade do vento e da baixa humidade relativa do ar.
EFEITOS EXPECTÁVEIS
Considerando a previsão meteorológica, esperam-se condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais e aumento da dificuldade das ações de supressão, em consequência do aumento da temperatura, aumento da intensidade do vento e da baixa humidade relativa do ar.
MEDIDAS PREVENTIVAS
O SMPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor:
É PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas. Durante o período condicionado no município de Fafe não são autorizadas.
É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados. Durante o período condicionado no município de Fafe não são autorizadas.
Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado ou Máximo É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado ou Máximo É PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos territórios rurais.
Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado ou Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado ou Máximo É PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de outra pirotecnia só é permitida com licenciamento do Município;
Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado ou Máximo É PROIBIDA a realização de trabalhos nos territórios rurais e na envolvente de áreas edificadas com recurso a motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, todos os equipamentos com escape sem dispositivo tapa-chamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de métodos mecânicos que, na sua ação com os elementos minerais ou artificiais, gerem faíscas ou calor.
O SMPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições acima expressas e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e junto do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Fafe.
Tendo em consideração o Tempo Quente previsto para os próximos dias, o SMPC aconselha ainda que sejam seguidas as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), disponíveis em https://www.dgs.pt.
Links Úteis:
www.prociv.pt
www.ipma.pt
www.dgs.pt