IMG_9696.JPG
Biblioteca Municipal de Fafe integra Rede Intermunicipal das Bibliotecas Municipais do Ave (RIBMAve)

A Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave assinaram recentemente um Acordo de Cooperação para a constituição da Rede Intermunicipal das Bibliotecas Municipais do Ave (RIBMAve), numa ótica de oferta partilhada de serviços de qualidade, das bibliotecas públicas municipais da região do Ave.

A Biblioteca Municipal de Fafe integra a Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais do Ave, a par das bibliotecas municipais de Cabeceiras de Basto, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

Entre outros objetivos, a RIBMAve tem por missão criar e dar continuidade à organização e gestão de projetos de intervenção e cooperação na área das bibliotecas públicas municipais; contribuir para o desenvolvimento das diferentes literacias, incluindo a digital; promover a inclusão social e o incremento do conhecimento; divulgar a Rede Intermunicipal de Bibliotecas junto da comunidade; promover recursos e serviços comuns que conduzam à promoção da identidade regional enquanto comunidade; e garantir a prestação de serviços e de proximidade à população.

Esta é a 17ª Rede Intermunicipal de Bibliotecas formalizada com a DGLAB e que se insere na estratégia para as bibliotecas públicas assente no incentivo e apoio à criação de redes de bibliotecas de âmbito regional junto das Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas, procurando garantir uma maior articulação entre bibliotecas para a prestação de serviços em rede às populações.