WhatsApp Image 2024-07-12 at 14.55.53 (3).jpeg
𝐅𝐚𝐟𝐞 𝐜𝐞𝐫𝐭𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚 𝐄𝐧𝐭𝐫𝐚𝐧ç𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐏𝐚𝐥𝐡𝐚 𝐝𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐜𝐞𝐥𝐡𝐨

𝐏𝐫𝐢𝐦𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐝𝐮𝐭𝐨 𝐚𝐫𝐭𝐞𝐬𝐚𝐧𝐚𝐥 𝐜𝐞𝐫𝐭𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚𝐝𝐨

Os Entrançados de Palha de Fafe obtiveram a chancela de certificação, tornando-se, agora, um produto único e diferenciado, a nível nacional e europeu.

Este é o primeiro produto artesanal certificado de Fafe e resulta de um processo longo e de trabalho intenso que permitiu realizar a formalização e oficialização da certificação, acrescentando valor a esta arte tradicional e popular, que passa a beneficiar de um selo específico.

Nos últimos dois anos, o Município de Fafe manteve um trabalho intenso com os artesãos das comunidades locais que permitiu evidenciar que o entrançado da palha tem, efetivamente, muito valor e potencial criativo e inovador.

A certificação do entrançado de palha dignifica o trabalho dos artesãos e permite que Fafe disponha de um "saber popular" que escala para o patamar das artes, tendo a possibilidade de aplicações e interpretações infinitas e ganhando uma nova dimensão, agora, com registo e um selo qualificado que valoriza o trabalho de cada artesão.

Na cerimónia, foram entregues, simbolicamente, as primeiras etiquetas às artesãs presentes, das freguesias de Golães e Travassós, que representou, desta forma, a Certificação do Produto.

A Cerimónia de apresentação da Certificação dos Entrançados da Palha decorreu, esta sexta-feira, na Estação Memória, e na ocasião Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Fafe, destacou a importância que este passo representa na valorização de uma arte tão nobre como é a dos entrançados da palha.

"A economia do nosso território vive da fixação de grandes empresas, mas vive também da soma destes pequenos contributos e de artes, como esta da palha.

A certificação destas primeiras sete peças acrescenta-lhe ainda mais valor ao que já tinham.

É nossa obrigação preservar a nossa História, a nossa Cultura e Tradições. Hoje assistimos a mais um importante passo na prossecução desse propósito.

É um dia feliz para Fafe!"

A cerimónia contou com a presença, entre vários convidados, de Teresa Costa, Diretora Executiva da A Certifica, entidade parceira no processo de Certificação, e Fernando Gaspar, do CEARTE - Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património.