𝐏𝐫𝐚ç𝐚 𝐝𝐚 𝐉𝐮𝐬𝐭𝐢ç𝐚 𝐢𝐧𝐚𝐮𝐠𝐮𝐫𝐚𝐝𝐚 𝐞𝐦 𝐅𝐚𝐟𝐞

O Presidente da Câmara, Antero Barbosa, inaugurou, esta manhã, a Praça da Justiça, um projeto de requalificação, que fica situado junto ao edifício do Tribunal Judicial de Fafe onde, desde 1981, está situada a estátua da Justiça de Fafe.

Um investimento de cerca de meio milhão de euros que permitiu recriar e modernizar um espaço nobre da cidade para melhor servir a qualidade de vida dos fafenses e a imagem da cidade. Com esta intervenção, o monumento evocativo da 'Justiça de Fafe', ícone local, ganhou novo relevo, mais visibilidade e acessibilidade, ficando mais próximo e integrado numa praça desafogada e ampla. No mesmo local, podemos encontrar, agora, o ‘Mural das Causas’, monumento alusivo ao 'Terra Justa'.

O Presidente da Câmara, Antero Barbosa, destacou na ocasião que "este investimento representa uma melhoria significativa na reabilitação do espaço público da nossa cidade, – a par de outros, entretanto já concluídos, - e que também significa a mudança de local e de maior visibilidade da estátua da Justiça de Fafe."

Sobre a importância do monumento evocativo da Justiça de Fafe, o autarca citou Laborinho Lúcio que, numa visita a Fafe, pelo 5 de outubro de 2021, destacou a grandeza deste monumento. Desde 1981 que o Monumento à Justiça de Fafe pontifica neste local agora transformado em «Praça da Justiça». Este símbolo representativo e identitário, ex-libris controverso, materializa uma lenda e afirma-se como uma sentinela. Nas traseiras do poder judicial, lembra que a titularidade da Justiça repousa no povo e dele emana, inspirado pela Civilização, pelo Direito e pela Lei que proíbem, e impedem, a justiça das ruas, das multidões e feitas pelas próprias mãos.

Comprometida com os direitos fundamentais, os princípios e os valores de uma sociedade democrática e moderna, a Justiça é de todos, e dela também é a Justiça de Fafe.

Recorde-se que, depois desta intervenção, que incluiu as Ruas Combatentes da Grande Guerra, João XXIII e Dr. Maximino de Matos, foi possível valorizar o espaço coletivo e reforçar a unidade com os restantes sistemas espaciais da malha urbana.

O momento inaugural contou com uma performance da Escola de Bailado alusiva à 'Justiça', a interpretação do Hino de Fafe pela Orquestra de Fafe e o fado "Fafe meu amor" por Cristina Lima.