No Dia Internacional da Educação, crianças do 1º ciclo (3º e 4º ano) dos Agrupamentos de Escolas de Fafe visitaram o Museu da Educação, em Silvares S. Martinho, instalado na antiga Escola Deolinda Leite, fundada com capitais de um brasileiro de torna viagem, em 1892.
Durante a manhã, as crianças tiveram oportunidade de aprender mais sobre a memória da evolução do ensino em Fafe ao longo dos séculos XIX e XX e o mecenato dos brasileiros torna-viagem que nos deixou um legado histórico e patrimonial que faz parte da história do concelho.
A história da educação no nosso concelho constrói-se dia após dia, aluno a aluno, com a privilégio de termos connosco os melhores profissionais.Professores dedicados, auxiliares atentos, famílias presentes, alunos interessados e toda uma estrutura de suporte social, fazem da nossa comunidade escolar um dos pilares mais importantes da sociedade fafense.
Este dia eleva toda a comunidade escolar, da qual técnicos e profissionais da autarquia se orgulham de pertencer, relembra o compromisso social que nos envolve a todos e a missão de trabalhar por mais e melhor educação.
𝐌𝐔𝐒𝐄𝐔 𝐃𝐀 𝐄𝐃𝐔𝐂𝐀ÇÃ𝐎
Inaugurado a 10 de Junho de 2017, o Museu da Educação apresenta painéis com textos e imagens dedicados aos instituidores da Escola Deolinda Leite (João Pinto da Costa Ferreira Leite, em honra e louvor de sua esposa Deolinda Emília Correia Martins Leite), às marcas dos brasileiros de torna-viagem na instrução primária, à instrução ao longo do Estado Novo e ao ensino no concelho após o 25 de Abril, do básico ao superior. No espaço, foi recriada uma sala de aula do passado, com carteiras, a secretária do professor, os mapas, as caixas métricas e outros aspetos. Dezenas de manuais escolares, originais ou facsimilados, completam o espólio de um museu que se pretende aberto e em permanente recriação.
Visitas por marcação prévia através do e-mail freguesia.silvares@gmail.com