CMF_9003A.jpg
𝐀𝐫𝐪𝐮𝐢𝐯𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 𝐚𝐜𝐨𝐥𝐡𝐞 𝐄𝐱𝐩𝐨𝐬𝐢çã𝐨 «𝐏𝐚𝐥𝐡𝐚_𝐧𝐚_𝐋ã_𝐧𝐨_𝐋𝐢𝐧𝐡𝐨»

O Arquivo Municipal acolhe, até 30 de junho, a exposição «Palha_na_Lã_no_Linho», que resulta da residência artística “Experimentar o Têxtil” com as artistas Cindy Steiler e Mónica Faria (que regressaram a Fafe para desenvolver mais dois projetos artísticos) e Patrícia Oliveira. Juntas realizaram no território de Fafe e junto das comunidades mais rurais o trabalho que agora está exposto ao público.

O tema da exposição - «Palha_na_Lã_no_Linho» - leva o visitante a conhecer o território pelo saber das tradições e manualidades antigas reencontradas no entrançado da palha, nos fios ásperos da lã de ovelha e no toque do linho.

A Vereadora da Cultura e Turismo, Paula Nogueira, esteve presente na abertura da Exposição e na ocasião sublinhou a importância das exposições realizadas no âmbito do «Experimentar o Têxtil» e da força que as residências artísticas entretanto realizadas em Fafe concederam ao processo de certificação do entrançado da palha. "Esta capacidade que tivemos de juntos, com as artistas, a curadoria, as artesãs e artesãos, as comunidades locais, evidenciarmos que o entrançado da palha tinha, efetivamente, muito valor e potencial criativo e inovador, acabou por ser determinante no processo que está agora na sua fase final e que em breve será apresentado", afirmou. "A certificação do entrançado da palha vai acrescentar valor a uma arte tradicional e dignificar o trabalho das artesãs e artesãos, mas por outro lado, a circunstância de dispormos de uma arte popular que escala para o patamar das artes e, pelo olhar dos artistas, ter a possibilidade de aplicações e interpretações infinitas, ganha uma nova dimensão" referiu.

A exposição ocupa várias salas do edifício do Arquivo, onde é possível acompanhar o resultado das residências feitas pelas artistas junto das pessoas que com elas partilharam o saber fazer do ciclo da palha, do linho e da lã, recompondo sob o olhar da arte as antigas tradições artesanais de Fafe.

«Palha_na_Lã_no_Linho» insere-se nas iniciativas «Experimentar o têxtil», promovidas no território do Vale do Ave pela bienal Contextile, com o propósito de ligar as diversas realidades do têxtil entre si e conectar os públicos e as comunidades aos processos de criação em torno do têxtil.

Trata-se de um programa que conta com uma parceria entre o Município de Fafe e a Bienal Contextile, com o apoio da DGArtes.

Ainda no âmbito das iniciativas ‘Experimentar o Têxtil’, decorreram no passado sábado as Oficinas de Experimentação e Criação com a presença de artesãos locais e artistas residentes, onde foi abordado o Entrelaçado de Palha, Feltragem, CianoLinho e a Tecelagem com Linho.

A entrada na Exposição «Palha_na_Lã_no_Linho» é livre.

Horário:

Segunda-feira: encerrado