WhatsApp Image 2022-11-25 at 12.01.31.jpeg
Câmara aprova proposta de promoção da igualdade no acesso às artes que promove venda de bilhete único para pessoas com deficiência e seu acompanhante

Na reunião do Executivo Municipal de 7 de novembro, foi aprovado com unanimidade a atribuição de um conjunto de apoios a um grupo de Associações Desportivas e Culturais do Município.

No âmbito social foram, também, aprovados um conjunto de subsídios, designadamente, ao Centro Infantil de Golães (100.000,00 euros para apoio às valências de apoio social à infância - creche, jardim e ATL), à Associação Cultural e Recreativa de Fornelos (apoiada com igual montante para obras de requalificação na instituição) e à Fábrica da Igreja da Paróquia de Arões S. Romão para construção de Capela Mortuária (também 100.000,00 euros).

Foi ainda aprovado por unanimidade um apoio ao Centro Cultural, Social e Desportivo dos trabalhadores da Câmara Municipal de Fafe - 10.000 euros para o plano de atividades anual e 20.000,00 euros para a organização da habitual Festa de Natal, que acontecerá a 17 de dezembro.

Foi aprovada a proposta de atribuição de uma verba de 4.000 euros ao Centro Budo de Fafe para participação no 12º Campeonato do Mundo de Cadetes, Juniores e Sub21, que terá lugar na Turquia, e um apoio de 1.000 euros à União Desportiva de Fafe pela participação no Torneio Internacional de Kickboxing de Badajoz. Também o grupo Nun´Alvares receberá um apoio no valor de 8.500,00 euros no âmbito da sua participação no Campeonato da Europa de Show e Precisão em Itália, em julho passado.

O Executivo aprovou, com duas abstenções, a proposta de atribuição de uma verba de 125.000 euros à DEMOPORTO - Clube de Desportos Motorizados, no âmbito da 35ª edição do Rally Serras de Fafe. De salientar que este é um evento de relevo para o Município de Fafe a nível turístico, económico e social e que, considerando a dimensão do mesmo, acarreta toda uma logística em termos humanos e materiais.

Respondendo a um apelo da Direção-Geral das Artes, a proposta de Promoção da Igualdade no Acesso às Artes, que consiste na venda de bilhete único para pessoas com deficiência e seu acompanhante (um bilhete, duas pessoas), foi aprovada por unanimidade pela Câmara .

Destaque ainda para o mais recente relatório de "Controlo da qualidade da água para consumo humano" da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que divulgou os resultados da água atingidos em todos os municípios de Portugal continental no ano de 2021, tendo classificado a água da rede pública do concelho de Fafe como 100% segura. Nesse período, entre mais de 250 entidades gestoras de abastecimento de água, apenas 36 atingiram o máximo dos 100% alcançado em Fafe, onde a operação é assegurada pelas Águas de Fafe.

A Câmara deliberou ainda por unanimidade o auxilio económico no valor de 21.000,00 euros ao 1ºciclo do ensino básico e que se destina aos auxílios económicos diretos 2022/2023, nomeadamente livros de fichas/atividades e material escolar.

Aprovou igualmente por unanimidade o pedido de reconhecimento de Interesse Público Municipal do Empreendimento Turístico Casa do Penedo.

Antes da ordem do dia, a Vereadora do Desporto e da Cultura, Paula Nogueira, felicitou a fafense Raquel Ferreira que, em representação do Grupo Desportivo 4 Caminhos, conquistou o título de Campeã Ibérica 2022 em Orientação, no Campeonato Ibérico Feminino da modalidade, que decorreu a 29 e 30 de outubro, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Foram ainda unanimemente aprovados dois votos de congratulação: um pelo 90º aniversário do Grupo Cultural e Recreativo Nun´Álvares e outro pelo 40º aniversário da Associação Desportiva e Cultural de Silvares São Clemente.