FAFE-MUNICIPIO-WEB.png
JulieLambert_1.jpg
Canadiana Julie Lambert apresenta projeto sobre Arte Têxtil Contemporânea em Palha

"Conversar. Entre o Corpo e a Palha" é nome da exposição que será inaugurada esta sexta-feira, 10 de Março, às 11h00, no Arquivo Municipal de Fafe e que resulta da residência artística concebida pela canadiana Julie Lambert para a bienal Contextile 2022, em Guimarães, com a cooperação do Museu da Palha de Fafe e artesãs locais. A iniciativa é promovida pelo Município de Fafe, sendo o conceito e produção do projeto Ideias Emergentes, co-financiado pela Direção-Geral das Artes.

A mostra insere-se nas iniciativas ‘Experimentar o Têxtil’, realizadas no território do Vale do Ave, com o propósito de ligar as diversas realidades do têxtil entre si e ligar os públicos e as comunidades aos processos de criação em torno do têxtil. É também neste âmbito que Julie Lambert promove uma residência artística em palha, de 11 a 24 Março, em Fafe. A artista estará em Fafe durante duas semanas num contexto de co-criação com a comunidade de artesãos da palha do Concelho. O resultado artístico será apresentado no Arquivo Municipal, em espaço justaposto à exposição, no dia 24 de março.

Exposição dá o mote para a realização de dois workshops

Durante a residência artística, Julie Lambert realizará dois workshops, tendo em vista o ensino e desenvolvimento da prática artística através da palha enquanto material. O primeiro realiza-se este sábado, 11 de Março (entre as 15h00 e as 18h00), no Arquivo Municipal e será direcionado a artistas e ao público em geral, e o segundo, a 17 de Março, realizar-se-á numa escola e destina-se a alunos (secundário, ensino artístico). Os interessados devem inscrever-se através do e-mail turismo@cm-fafe.pt.


ARTESÃOS:

Maria do Carmo de Freitas Cardoso (Golães)

Maria Olinda da Silva Gonçalves (Golães)

Maria de Fátima Fernandes Freitas Mendes (Travassós)

Amaro Silva Mendes (Travassós)

Maria Rosalina Mendes Ramos (Travassós)

António Fernandes (Travassós)

Lurdes Fernandes (Travassós)


COLABORAÇÃO:

  • Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) Fafe (Oficina)
  • Município de Fafe
  • Museu da Palha


HORÁRIO DA EXPOSIÇÃO

2ª 9h00 às 12h30 e 14h00 às 18h00

3ª a 6ª 9h00 às 12h30 e 14h00 às 17h00

Sábado e Domingo 15h00 às 18h00

footer.jpeg
Câmara Municipal de Fafe Avenida 5 de Outubro - 4824-501 Fafe | 253 700 400 (chamada para rede fixa nacional) | geral@cm-fafe.pt