O Rally de Montelongo, que estará na estrada este próximo fim de semana (9 e 10 de setembro), sendo pontuável nos Campeonatos de Portugal de Clássicos (CPCR), Start Norte (CStNR) e Promo Norte (CProNR), para além de candidato a integrar o calendário do Campeonato da Europa de Ralis Históricos FIA em 2024, vai marcar o regresso do ex-campeão Carlos Vieira às provas de estrada cinco anos depois do grave acidente no Rali Vidreiro-Centro de Portugal Marinha Grande que esteve, posteriormente, na origem da sua mudança para os circuitos.
O piloto nascido em Fafe surgirá ao volante de um Citroen C3 Rally2 da Sports & You e naturalmente que é o grande candidato a vencer a prova extra num rali que apresenta uma lista de 49 inscritos, repartidos entre os Clássicos (13) e as restantes categorias, sendo que se há quem cumpra apenas a competição de sábado (Start Norte e Promo Norte), não falta quem destes dois campeonatos regionais tenha decidido fazer a prova extra e acompanhar os clássicos também na jornada de domingo.
“A lista de inscritos acaba por corresponder às expetativas, especialmente no que diz respeito aos Clássicos, embora na globalidade pudesse ser um pouco melhor. De qualquer modo, acredito que estarão reunidas as condições para se poder assistir a um bom rali e vamos ver o que os senhores inspetores da FIA [Federação Internacional do Automóvel] terão para nos dizer, face à prova que irão escrutinar”, sublinha Carlos Cruz, presidente do Demoporto – Clube de Desportos Motorizados do Porto, organizador do Rali Montelongo.
Olhando para os inscritos, os dois atuais primeiros classificados do CPCR, José Merceano e Nuno Mateus, separados por dez pontos, deverão ter como adversário de referência, na discussão dos primeiros lugares, o vencedor do ano passado, Luís Mota, numa “guerra” entre os Mitsubishi Lancer, aguardando-se com alguma expetativa o desempenho do galego Pablo Pazó Figueiroa, o único piloto estrangeiro em prova, com o seu Talbot Sunbeam Lotus.
Os pilotos que encabeçam a tabela classificativa tanto do CStNR – Jorge Carvalho (Peugeot 208 R2), que soma 109 pontos, Filipe Teixeira (Citroen Saxo Cup), 102 pontos, e Parcídio Summavielle (Renault Clio RS), 90 pontos – como do CProNR, Jorge Carvalho (80 pontos), Filipe Teixeira (75), Marco Oliveira (VW Polo N5), 70 pontos, e Parcídio Summavielle (70 pontos) – estarão à partida desta sétima jornada de ambos os campeonatos, o que garantirá desde logo duelos interessantes pelos primeiros lugares.
No sábado, a partir das 09h30, os pilotos cumprem duas passagens pelos troços de asfalto de Vila Pouca (9,71 km), Aboim/Gontim (9,05 km) e Monte (12,23 km), perfazendo 61,98 km ao cronómetro, estando o final previsto para as 16h07. No domingo, com início às 09h15, haverá mais sete troços cronometrados (68,34 km), repartidos entre Montim 1 e 2 (6,88 km), Várzea Cova 1 e 2 (11,06 km) e Queimadela/Travassós 1, 2 e 3 (10,82 km), com final às 15h10, no centro de Fafe.
PROGRAMA
SÁBADO (9 setembro)
Partida (Casa Solar Quinta da Luz/Fafe) 09h30
PEC 1 – Vila Pouca 1 (9,71 km) 09h58
PEC 2 – Aboim/Gontim 1 (9,05 km) 10h39
PEC 3 – Monte 1 (12,23 km) 11H10
Assistência (Praça das Comunidades) 12h07/12H37
PEC 4 – Vila Pouca 2 13h05
PEC 5 – Aboim/Gontim 2 13h46
PEC 6 – Monte 2 14h17
Assistência (Praça das Comunidades) 15h14/15h59
Parque Fechado (Praça Mártires do Fascismo) 16h07
DOMINGO (10 setembro)
Partida (Praça Mártires do Fascismo) 09h15
PEC 7 – Montim 1 (6,88 km) 09h58
PEC 8 – Várzea Cova 1 (11,06 km) 10h26
PEC 9 – Queimadela/Travassós 1 (10,82 km) 11h00
Assistência (Praça das Comunidades) 11h50/12h20
PEC 10 – Queimadela/Travassós 2 12h51
PEC 11 – Montim 2 13h34
PEC 12 – Várzea Cova 2 14h02
PEC 13 – Queimadela/Travassós 3 14h37
Parque Fechado (Praça Mártires do Fascismo) 15h10