FAFE-MUNICIPIO-WEB.png
409634209_860602649403580_5402928141120325213_n.jpg
Consórcio Minho Inovação debate “Minho: Território de Oportunidade” em Fafe

O Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave realiza no próximo dia 12 de dezembro, a partir das 15h00, no Teatro Cinema Fafe, em Fafe, um seminário intitulado “Minho: Território de Oportunidade”.

Dirigido a responsáveis e técnicos municipais, mas, sobretudo, às empresas que investem na criação de valor e de emprego bem como ao público em geral , esta iniciativa tem como foco principal debater o que de melhor se fez no Minho, no âmbito do PROVERE Minho IN e PROVERE Minho Inovação (período de programação 2008-2015 e 2016 até 2023) e perspetivar os principais desafios que se colocam à região no contexto da nova geração dos fundos europeus, designadamente das EEC PROVERE previstas lançar a breve trecho pelo Norte 2030, contando para o efeito com a participação dos principais impulsionadores e responsáveis, políticos e técnicos, por estas temáticas e intervenções à escala do Minho e da Região do Norte.

O programa apresenta dois painéis distintos. No primeiro painel será efetuado um balanço e discutidas as perspetivas da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE MINHO IN e Inovação desde 2007 até ao presente, onde serão abordadas a título de exemplo as seguintes temáticas: “Os recursos que tornam o Minho diferente e único – As Pessoas”, “A Cultura a Paisagem e a Natureza; o Turismo fator de competitividade e coesão no Minho” e a “Cooperação público/privado, rural/urbano: como instrumento de inovação e desenvolvimento do Minho”. O segundo painel versará sobre o futuro do Minho: território de cruzamentos, cooperação, oportunidades de investimento e de coesão. Será, ainda, aproveitado este momento para simbolicamente fazer um tributo aos que contribuíram para a concretização das EEC PROVERE Minho IN e Minho Inovação e para a Entrega de Prémios do concurso de fotografia “Amar o Minho”, recentemente realizado.

Estão já confirmados os seguintes oradores: Manoel Batista, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho; Domingos Bragança, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Ave; Ricardo Rio, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Cávado; Humberto Cerqueira, Vogal Executivo do Norte 2030; Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo Porto e Norte; Bruno Caldas, Primeiro Secretário da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho; Marta Coutada , Primeira Secretária da Comunidade Intermunicipal do Ave; Rafael Amorim, Primeiro Secretário da Comunidade Intermunicipal do Cávado.

A abertura do seminário estará a cargo de Antero Barbosa, Presidente da Câmara Municipal de Fafe e o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda* fará o encerramento da sessão. A moderação ficará a cargo de Abel Coentrão, jornalista. Este seminário representa o culminar da EEC PROVERE Minho Inovação que pretendeu transformar os recursos únicos e diferenciadores do Minho (de baixa densidade) em valor em emprego, fundamentalmente através do turismo e que, ao longo dos últimos anos canalizou para o Minho, com o apoio do Programa Operacional Regional do Norte, um investimento das Câmaras Municipais de das empresas que, no seu conjunto, ascende a mais de 60 milhões de Euros.

O programa completo da iniciativa e o formulário de inscrição encontram-se disponíveis no Facebook do “Amar o Minho”. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia.


* sujeito a confirmação.


PROGRAMA


15h00 – Acolhimento

15h30 – Sessão de Abertura

Boas Vindas – Antero Barbosa, Presidente da Câmara Municipal de Fafe

15h40 – Balanço e perspetivas da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE MINHO IN e Inovação 2007/2023

Os recursos que tornam o Minho diferente e único – As Pessoas, a Cultura a Paisagem e a Natureza – Bruno Caldas, Primeiro Secretário da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho

O Turismo fator de competitividade e coesão no Minho – Marta Coutada, Primeira Secretária da Comunidade Intermunicipal do Ave

A cooperação público/privado I rural/urbano: como instrumento de inovação e desenvolvimento do Minho – Rafael Amorim, Primeiro Secretário da Comunidade Intermunicipal do Cávado

16h00 – Mesa Redonda: O futuro do Minho I Território de cruzamentos, cooperação, oportunidades e de coesão

Moderador: Abel Coentrão (jornalista)

Humberto Cerqueira, Vogal Executivo do Norte 2030

Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo Porto e Norte

Manoel Batista, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho

Domingos Bragança, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Ave

Ricardo Rio, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Cávado

16h40 - Intervalo

17h00 - Tributo aos que contribuíram para a concretização das EEC PROVERE Minho IN e Minho Inovação de 2007 a 2023

17h30 - Encerramento

18h00 - Entrega de Prémios Concurso de Fotografia “Amar o Minho”

footer.jpeg
Câmara Municipal de Fafe Avenida 5 de Outubro - 4824-501 Fafe | 253 700 400 (chamada para rede fixa nacional) | geral@cm-fafe.pt