A Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa dispõe, a partir de agora, do Serviço de Restabelecimento de Laços Familiares (RLF) tendo quatro técnicos responsáveis e devidamente qualificados.
O serviço de RLF consiste num serviço que visa restabelecer o contacto entre familiares que perderam o contacto e/ou desconhecem o paradeiro entre si na sequência de um conflito, atividade migratória, migração forçada, desastres naturais ou outros contextos humanitários. Este serviço assume três pilares fundamentais na sua atuação, nomeadamente:
- Prevenção da perda de contacto/paradeiro entre familiares
Tendo conhecimento que os conflitos, os movimentos de pessoas e os riscos de separação fazem parte da experiência em sociedade, trabalhamos para que aquando destes acontecimentos, as pessoas tenham informação e dicas para que a perda de contacto entre familiares seja evitada.
- Manutenção/Proteção dos Laços Familiares
Disponibilização de meios de comunicação (telefones, tabletes, rede WiFi, locais para carregamento de telefones e outros equipamentos eletrónicos) para as famílias continuarem a comunicar entre si quando não o conseguem fazer por meios próprios. Aplica-se quando as comunicações regulares não existem, foram interrompidas ou são insuficientes.
- Restabelecimento de Laços Familiares (RLF)
Iniciação de um Pedido de Localização referente a um amigo ou familiar quando não existe conhecimento do seu paradeiro e a respetiva comunicação foi interrompida.