noticia-portal-dij2024.jpg.jpg
Dia Internacional da Juventude

Município de Fafe associa-se à celebração do Dia Internacional da Juventude que se assinala, em todo o mundo, a 12 de agosto, com programa sobre redes sociais, desmaterialização documental e atividades desportivas.

O tema proposto pela ONU para assinalar a efeméride deste ano - Dos cliques ao progresso: caminhos digitais dos jovens para o desenvolvimento sustentável - desafia a uma reflexão em torno da transformação social que a digitalização está gerar. Por um lado, oferecendo oportunidades sem precedentes para o desenvolvimento sustentável, por outro lado, fomentando problemas, desigualdades e erguendo obstáculos.

É um facto que a digitalização está a transformar o nosso mundo e no Município de Fafe o processo tem evoluído muito. Praticamente todos os serviços de relação com os munícipes, embora possível presencialmente, dispõe de resposta digital. A desmaterialização de processos, a introdução de plataformas digitais - desde a gestão escolar à atribuição de bolsas de estudos, apoio ao associativismo, passando pelo atendimento e a comunicação municipal - tem contribuído para colocar Fafe no roteiro dos municípios portugueses com um percurso positivo neste domínio.

As tecnologias digitais, tais como os dispositivos móveis, os serviços digitais e a inteligência artificial​​​ são fundamentais para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os dados gerados a partir de interações digitais apoiam a tomada de decisões baseadas em evidências. E os jovens estão a liderar a adoção da​​​ inovação digital, com três quartos das pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos a utilizar a Internet em 2022, uma taxa superior à de outros grupos etários. No entanto, persistem as disparidades, especialmente nos países de baixo rendimento e entre as mulheres jovens, que têm frequentemente menos acesso à Internet e a competências digitais em comparação com os seus homólogos masculinos. Embora exista uma necessidade urgente de melhorar a inclusão digital, os jovens são amplamente reconhecidos como “nativos digitais”, utilizando a tecnologia para impulsionar a mudança e criar soluções. À medida que se aproxima o prazo de 2030 para a concretização dos​ ODS, o papel dos jovens na inovação digital é essencial para resolver os problemas globais.

Ao celebrarmos as contribuições digitais dos jovens, podemos​ inspirar mais e melhor inovação, bem como a colaboração como forma de alcançarmos um desenvolvimento sustentável.

PROGRAMA:

O programa que se propõe para assinalar o Dia Internacional da Juventude em Fafe inclui a realização de uma oficina prática sobre "netiqueta" (Etiqueta na Internet para proteger a reputação digital sobretudo nas interações realizadas nas redes sociais) a realizar pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Fafe, seguindo-se, pelas 16h30, uma visita guiada ao processo de desmaterialização de documentos, a decorrer no Arquivo Municipal com demonstrações práticas sobre técnicas de digitalização ao serviço da história, arquivo documental e recolha de dados.

E para incutir nos mais jovens as boas práticas de equilíbrio entre vida digital e vida social, o programa inclui atividade desportiva (com treinos de familiarização ao ténis, dinamizado pelo Fafe Ténis Clube), natação (entrada livre nas piscinas municipais) e experiência de stand up paddle (10h00 - 18h00) na barragem da Queimadela (com apoio da Foxtrot). Todas as atividades são gratuitas.

O Município de Fafe integra a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude com reconhecimento de qualidade nacional, que distingue as autarquias integrantes desta Rede.

O Dia Internacional da Juventude celebra-se a 12 de agosto, por resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de agosto de 1998.