pobreza.jpg
Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Erradicação da pobreza significa acabar com a pobreza em todas as formas e em todos os lugares. Este é o primeiro objetivo da lista de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que faz parte da Agenda 2030. Esse objetivo envolve reduzir pela metade a proporção de pessoas que vivem em pobreza extrema, em todas as suas dimensões.

A Câmara Municipal de Fafe acompanha e monitoriza dezenas de situações de pobreza extrema e famílias numa situação de fragilidade temporária. No extrato provisório do primeiro semestre do corrente ano de 2024, as despesas correntes chegavam aos 650 mil euros. Estão lá incluídos o programa municipal para melhoramento da habitação de agregados familiares, melhoria das condições de habitação e infraestruturas do Bairro Social da Cumieira, programas de transporte ambulatório de doentes, rede solidária do medicamento, planos de apoio à renda, programas de apoio a famílias vulneráveis, bem como um conjunto de auxílios económicos como as bolsas de estudo. No segundo semestre de 2024, foi assinado o contrato de financiamento no âmbito do programa de apoio ao acesso à habitação, num valor superior as 17 milhões de euros, onde se encontra enquadrada, entre outras, o projeto de investimento na Alvorada.

Conscientes da forte vulnerabilidade da população estrangeira, designadamente a de origem extra comunitária, temos o cuidado e a precisão de direcionar medidas, de acordo com as necessidades e especificidades de cada caso.

A abordagem das equipas do Município é a de uma intervenção próxima das pessoas, de cada pessoa, de cada família, protegendo e preservando identidade e dignidade das mesmas.

O Executivo reconhece e valoriza o trabalho dos técnicos municipais que têm um papel fundamental no planeamento, antecipação de problemas e reação imediata de combate a este flagelo social.