WhatsApp Image 2023-09-29 at 22.47.02 (1).jpeg.crdownload
Do Festival da Vitela Assada à noite da Bicha das 7 Cabeças - Fafe celebra o outono com cultura para todos

Gastronomia, música, artes e leitura na biblioteca, teatro e animação de rua compõem a programação de outubro no Município de Fafe.

O destaque da programação vai para o fim do mês e véspera de feriado. Na noite de 31 de outubro é apresentado um evento inédito, que recupera a lenda da «Bicha das 7 cabeças» de Fafe e que envolverá uma performance de rua, com colaboração comunitária, atividade na biblioteca municipal («Noite Assombrada: Bruxas à Solta na Biblioteca», concertos de música com os Cabra Çega e Van Bloom, DJ, personagens misteriosas e um convívio onde não faltarão «sopas» e bebidas. Este espetáculo está previsto para o centro da cidade (se as condições de tempo o permitirem) e envolverá a participação de coletividades com dezenas de figurantes.

As propostas do mês arrancam com as comemorações evocativas da Implantação da República, a 5 de Outubro, que este ano, para além da habitual sessão solene, contará com a inauguração, no átrio da Câmara Municipal, de uma exposição documental alusiva à efeméride intitulada «A Implantação da República em Fafe - 20 anos até à revolução», e que estará patente até ao final do mês.

No fim de semana, a 7 e 8 de outubro, a gastronomia vai imperar com a oitava edição do Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe, que decorre na Praça das Comunidades com a presença de quatro restaurantes, expositores e artesãos locais e um programa de animação musical.

No dia 25 de outubro há teatro temático para os mais jovens, numa organização dos serviços de coesão social do Município, com a peça "Os brincos à Ronaldo e outras histórias" que abordará as questões da discriminação e igualdade de género. A agenda do Teatro Cinema inclui ainda o concerto musical de Little Hands Blues, a 21 outubro, e o Concurso Juvenil de Fado 'Fado Fanfe', no dia 28.

O Arquivo Municipal acolhe, no dia 27, às 18h30, a Conferência - “Emigração e Imigração em Portugal no séc. XXI”, com a presença do sociólogo Pedro Góis.

Na Biblioteca Municipal o mês vai desenvolver-se entre as atividades habituais com os Bibliocontos, Biblioartistas, Bibliocuriosos e Conversas, Fios e Contos e Artes e o programa complementar. Assim, de 15 a 31 de outubro é promovida uma mostra de Italo Calvino «As nossas Letras têm Rosto», uma exposição de Sandra Escudeiro intituladaEntrelinhas” e nos dias 21 e 28 de outubro realiza-se o programa «Ao Sábado, é outra história», com oficinas de ilustração, hora do conto e um atelier de ilustração por colagem, dedicados a toda a família.