dfsd.jpg
Europeu de Patinagem reúne em Fafe cerca de 600 atletas de 18 países
O Europeu de Patinagem decorre em Fafe de 21 e 31 de julho, no Pavilhão Multiusos. A competição internacional conta com 600 atletas inscritos e oriundos de 18 países. Considerando as comitivas técnicas e de acompanhamento estima-se que mais de 1500 pessoas estejam presentes neste importante evento desportivo.
A apresentação da prova à comunicação social decorreu na sede do Grupo Nun' Álvares (GNA), no passádo sábado, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, da vereadora do Desporto, Paula Nogueira, do vice-presidente da Federação de Patinagem de Portugal, José Raimundo, do presidente da Associação de Patinagem do Minho, Paulo Matias, e do presidente do Grupo Nun'Álvares, Orlando Alves.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, elogiou o trabalho feito pelo GNA na forte dinamização da patinagem no concelho, na região e no país e considerou que a organização deste Campeonato da Europa em Fafe deve-se “a uma positiva conjugação de trabalho e boas vontades”. Referindo-se ao percurso de sucesso desportivo da secção de patinagem do GNA expressou, em nome de Fafe, o orgulho coletivo em receber esta competição europeia. “Fafe estará à altura das exigências que um Europeu de Patinagem pede” afirmou.
O vice-presidente da FPP, José Raimundo relembrou a habitual colaboração que o GNA tem estabelecido com a FPP «na organização de várias provas nacionais, que lhe deu competências para receber agora uma prova de envergadura internacional”. José Raimundo destacou ainda o alcance do evento, revelando que através do de transmissão em direto "o Europeu de Patinagem chegará a todo o mundo a partir de Fafe".
O presidente da APM, Paulo Matias, deu nota da relevância do evento, sobretudo para a região do Minho e, manifestando o apoio da associação manifestou o seu voto de confiança em Fafe: “Temos a confiança e a certeza que Fafe vai organizar o melhor campeonato Europeu de Patinagem Artística, porque temos a experiência e o conforto de reconhecer ao GNA e à Câmara Municipal de Fafe toda a capacidade de organização e de bem receber” afirmou.
Por sua vez, o presidente do GNA, Orlando Alves, revelou o orgulho de receber esta competição internacional em Fafe, que “trará grande visibilidade para a cidade e também para a região”, afirmando que “pela primeira vez na história da Secção de Patinagem do GNA iremos organizar e receber um Campeonato Internacional, onde estarão reunidos atletas de Elite de toda a Europa”. Recorde-se que entre os 600 atletas em competição estarão presentes 5 patinadores de Fafe, apurados ao longo do ano desportivo em provas e competições internacionais.
O Campeonato da Europa de Patinagem Artística é organizado pela World Skate European e conta com organização da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP), Associação de Patinagem do Minho (APM) e Grupo Desportivo Nun’Álvares, com apoio e colaboração do Município de Fafe.