WhatsApp Image 2022-09-19 at 10.08.07.jpeg
Executivo aprova por unanimidade antecipação da transferência para o Município das competências na área da ação social para dia 1 de outubro

O Executivo Municipal, reunido no dia 12 de setembro, aprovou por unanimidade, a proposta de antecipação da transferência para o Município das competências na área da ação social para o dia 1 de outubro (estava prevista para 1 de janeiro de 2023), com vista a que a transição aconteça com uma adequada preparação e adaptação e o mínimo de constrangimentos.

O Executivo aprovou igualmente por unanimidade o "Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação do Município de Fafe 2022-2025", apresentado pela Conselheira Local para a Igualdade, a Vereadora Paula Nogueira. Trata-se de um documento que reúne um conjunto de propostas prontas a executar e que pretende abranger todos os espetros sociais, com vista a tornar o Município de Fafe uma referência na promoção da igualdade e combate à discriminação e que será apresentado e colocado à votação da Assembleia Municipal.

Ainda na ordem de trabalhos do dia, foi aprovada por unanimidade a atribuição do prémio de História Local “Câmara Municipal de Fafe” nos termos do regulamento do concurso ao vencedor declarado Luís Manuel Lopes da Cunha, Mestre em Arquitetura, residente em Moreira de Rei, em Fafe, que apresentou o original "Mudança e Reintegração: Reabilitação e Requalificação da Casa de José Florêncio Soares". O autor receberá o prémio na sessão evocativa do 5 de outubro ao qual corresponde um valor pecuniário de mil euros. O Prémio de HIstória Local, instituído pela autarquia, visa estimular a pesquisa e investigação em torno da identidade, história e memória de Fafe e dos fafenses.

Antes da ordem de trabalhos do dia, a Vereadora Paula Nogueira, felicitou fafenses que se distinguiram nas áreas do Desporto e da Cultura, nomeadamente, Nuno Fernandes, atleta do Clube de Atletismo de Fafe, pelo 3º Lugar no Grand Raid des Pyrénées (Trail de Montanha); Rafael e Gonçalo Cunha pelo 1º Lugar no Rali da Água – Alto Tâmega, na classe Copa Kia Rally; Maria Rita Gonçalves e Gonçalo Cunha, do Grupo Nun’Álvares chamados a representar Portugal na Taça da Europa de Dança nas categorias de Solo Dance e de Pares de Dança, na modalidade de Patinagem Artística; o Festival “Fafe é Nosso” pelo Prémio Cidadania Jovem do IPDJ (Menção Honrosa) e a Gil Soares, Diogo Antunes, Elvira Teixeira e Paulo Fraga, pela autoria do livro “Monsenhor Albano Teixeira – In Memoriam”.

A Câmara aprovou um voto de pesar em memória de Manuel Duarte «o Magriço» tendo o Executivo, e por unanimidade, expressado "o seu mais sentido pesar pelo falecimento, no dia 2 de setembro de 2022" pelo antigo jogador e treinador de futebol "conhecido e acarinhado entre os fafenses".

Nota de Pesar pelo falecimento de Manuel Duarte «Magriço» disponível para consulta abaixo.