NEOV1901.jpg
Executivo Municipal reuniu no dia 13 de março

O Executivo Municipal reuniu no dia 13 de março e deliberou por unanimidade aprovar o protocolo de criação da 3ª Equipa de Intervenção Local (EIP), assinado entre o Município de Fafe, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fafe. As EIP têm como missão assegurar em permanência, e de forma exclusiva, serviços de socorro à população.

O Executivo Municipal aprovou por unanimidade o pedido de apoio de 10.000 euros por parte da Junta de Freguesia de Silvares S. Martinho a propósito da edificação do Centro de Convívio da Freguesia, bem como a constituição pelo Departamento de Gestão Administrativa e Financeira de um fundo de maneio, com reconstituição mensal, no valor de 500 euros/mês, visando o pagamento de pequenas despesas urgentes e inadiáveis.

Foi igualmente aprovada por unanimidade a proposta de memorando de entendimento entre o Município de Fafe e o IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, IP, a propósito do Clube Top, programa que se assume como uma mais-valia no que respeita à capacitação dos clubes desportivos, nomeadamente através de ações de formação e capacitação e que se entende que, por esta via, serão cruciais no que toca ao aumento da qualidade do serviço prestado pelos clubes desportivos locais e ajuste da oferta desportiva às necessidades da comunidade local, bem como à melhoria na aplicação de subsídios de apoio ao associativismo desportivo.

Foi submetido à Câmara Municipal o auto de transferência Nº ARSN 025/2023 celebrado entre o Município de Fafe e o Ministério da Saúde e que concretiza a transferência de competências no domínio da saúde para os órgãos municipais.

Foi igualmente partilhada informação sobre a participação do Município na Bolsa de Turismo de Lisboa, uma jornada de trabalho de promoção da cultura e tradições fafenses, nomeadamente através da representação de diferentes agentes turísticos, e que permitiu contactos com diferentes operadores internacionais, de países tão diversos como Itália, Estados Unidos, Polónia ou Canadá. O Município participou na maior montra de turismo nacional integrado na área institucional Porto e Norte e sub-destino Minho.

Ainda antes da ordem do dia, a Vereadora do Desporto, Paula Nogueira, felicitou Inês Castro (AD Fafe Natação) por se consagrar campeã regional absoluta nos 50, 100 e 200 metros bruços nos Campeonatos Regionais de Juvenis e Absolutos em Piscina Longa (50 metros); o Grupo Nun'Álvares (Futsal iniciados e juvenis) pela conquista do título de Campeão Distrital de Iniciados e Juvenis Masculinos; Maria Rocha, Cátia Morgado, Pisko e Carla Vanessa do Nun'Álvares Futsal Senior Feminino, por terem sido convocadas para integrar a Seleção Nacional no III Campeonato da Europa; a equipa de Futsal Senior Feminino do Grupo Nun'Álvares pelo apuramento para a Final Four da Taça de Portugal (defesa do título conquistado no ano passado) e a equipa de Futsal Seniores Masculinos também do Grupo Nun'Álvares pelo apuramento para a Final Eight da Taça de Portugal.

A Vereadora do Desporto manifestou ainda o seu total repúdio pelos recentes acontecimentos no encontro da 6ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Futsal, disputada entre o Grupo Nun’Álvares e o SCU Torreense, em que foram proferidos por adeptos locais insultos racistas ao jogador do Torreense Daniel Ramos. A posição foi subscrita por toda a Câmara Municipal que decidiu conjuntamente informar a Federação Portuguesa de Futebol desta posição.

Parcídio Summavielle, Vereador do Município, teve ainda oportunidade de dirigir um conjunto de agradecimentos às mais diversas pessoas e entidades a propósito da realização do Rally Serras de Fafe Felgueiras Boticas Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto no fim de semana de 10 a 12 de março.