annie-spratt-VDXtVYJVj7A-unsplash (1).jpg
Fafe - Cidade Natal: Manifestação de interesse para participar no programa

O Município de Fafe assinala, durante todo o mês de dezembro, o programa «Fafe - Cidade Natal». Este ano, e tendo em vista o envolvimento e participação das freguesias e coletividades do concelho, lançamos três desafios de participação:

1- Mercado de Natal - Praça 25 de Abril – Manifestação de interesse em geral@cm-fafe.pt, até ao dia 20 de novembro.

Animação – Efetuar o levantamento dos grupos musicais, de dança ou de teatro que possam ter interesse em apresentar as suas performances no Mercado de Natal, em datas a acordar, dando preferência aos fins-de-semana e feriados.

Exploração de stand – De forma gratuita, o Município disponibilizará stands no Mercado de Natal, pelo que solicitamos aos (às) Senhores(as) Presidentes de Junta que informem sobre artesãos das suas Freguesias que estejam interessados em apresentar os seus trabalhos/produtos. Para tal, devem enviar email para geral@cm-fafe.pt.

Será concedida preferência a quem possa apresentar artigos relacionados com o tema do Natal. O número de stands é limitado. O Mercado de Natal funcionará de 1 a 24 de dezembro no seguinte horário:

- Dias úteis - 17h30 às 19h30

- Feriados e domingos - 14h00 às 19h00

- Sábados - das 10h00 às 19h00

- Dia 24 de dezembro - 10h00 às 13h00

2- Presépio Vivo - Manifestação de interesse em geral@cm-fafe.pt, até ao dia 20 de novembro.

Nos dias 1, 4, 8, 11, 18 e 26 de dezembro será desenvolvido programa de animação no Jardim do Calvário e propomos, às Juntas de Freguesia, a criação de um Presépio Vivo, numa representação de estábulo previamente colocado no local. O objetivo será eleger, através de votação online efetuada pelos visitantes, qual o melhor Presépio Vivo.

Esta apresentação consistirá na presença de figurantes e os participantes estão livres para proporem os seus cenários da forma (criativa) que melhor entenderem. O Município disponibilizará o equipamento (estábulo em madeira) e caberá a cada grupo/entidade participante recriar e decorar o espaço com os seus figurantes e cenografia.

Cada data será dedicada a um grupo/entidade diferente de forma a criar mais oportunidades de participação.

As manifestações de interesse devem ser enviadas por email (geral@cm-fafe.pt), indicando o dia (1, 4, 8, 11, 18 ou 26 de dezembro) em que pretendem efetuar a representação, descrevendo genericamente a proposta.

Horário: 14h30 às 18h00

Também estará disponível o coreto do Jardim para a apresentação de grupos e peças musicais, nas datas de 1, 4, 11, 18 e 26 de dezembro, no mesmo horário (14h30 às 18h00). Não serão colocados suportes técnicos (luz, som ou microfones, por exemplo), privilegiando-se a apresentação genuína e ao vivo dos executantes.

3 - I Exposição de Árvores de Natal Ecológicas, sob o lema“ Juntos, vamos cuidar da nossa Terra Natal”. Esta iniciativa pretende assinalar a época natalícia, recorrendo a um dos principais símbolos desta quadra – a Árvore de Natal.

A participação na exposição implica o preenchimento e devolução da ficha de inscrição (em anexo), até ao dia 20 de novembro de 2022 presencialmente na receção da Biblioteca Municipal (dias úteis das 9h00 – 12h30/14h00 – 17h30) ou por correio eletrónico biblioteca@cm-fafe.pt.

A entrega da Árvore de Natal deverá ser feita até ao dia 1 de dezembro, presencialmente no Posto de Turismo ou na Biblioteca Municipal.

As “Àrvores de Natal Ecológicas” estarão expostas ao público entre 1 e 24 de Dezembro. Os trabalhos deverão estar identificados, de forma bem visível, com o nome da instituição participante.

A Árvore de Natal deverá estar assente numa estrutura sólida para permitir que fique sempre em pé, não sendo permitidos trabalhos sujeitos a suspensão; Os elementos a utilizar na conceção da Árvore de Natal poderão ser diversos materiais naturais, reciclados/reutilizáveis da exclusiva responsabilidade dos participantes;

A Árvore de Natal deve respeitar a altura mínima de 30 cm e a altura máxima de 1,50 m, da base ao topo, e 70 cm de largura;

Não é permitida a utilização de qualquer tipo de iluminação nas árvores de natal.

Consulte abaixo o regulamento da exposição.

Contamos convosco!