-_FEED copy.jpg
Fafe dá as boas-vindas aos emigrantes na primeira semana de agosto

A Festa do Emigrante celebra-se em Fafe neste ano entre os dias 2 a 10 de agosto, de forma a assinalar a chegada dos milhares de emigrantes que todos os anos regressam a Fafe. O programa inicia-se no dia 2 de agosto, com a exibição do filme documentário “Era Uma Vez em Portugal”, numa iniciativa do Cineclube de Fafe, que decorrerá na Sala Manoel de Oliveira, às 21h30.

A iniciativa “Petiscos & Arraial”, um arraial minhoto organizado pelo Rancho Folclórico de Fafe, irá decorrer nos dias 3 e 4 de agosto, na Praça 25 de Abril, propõe muita tradição, petiscos, música e dança à mistura. Cláudia Martins atuará no dia 3 de agosto, na Praça 25 de Abril, às 21h30.

O primeiro fim de semana de agosto será ainda palco da Copa Ibérica de Petanca que nos dias 3 e 4 de agosto, reunirá, no Parque do Levante, dezenas de praticantes de petanca, portugueses e espanhóis.

No dia 4 de agosto, terá lugar na Praça 25 de Abril, um Encontro de Clássicos e Desportivos, às 9h30, que contará, para além da presença e participação dos colecionadores habituais, de colecionadores emigrantes. Após as 16h00, a festa “Petiscos & Arraial” continuará com animação do “Homem da Gaita”, a banda Show-On, às 22h00, terminando a noite com o DJ Lemos, que inicia a sua atuação, às 23h30.

A iniciativa de mapeamento dos Fafenses pelo Mundo, decorrerá na Arcada, no dia 5 de agosto, às 21h15, antecipando a exibição do filme “Erosão”, às 21:30. “Erosão” é um filme realizado pela companhia Enfim Teatro e a S.R. Cepanense que retrata a experiência da emigração no seio da comunidade fafense.

O festival de folclore do mundo “Fest’In Folk”, numa organização conjunta do Município de Fafe e Fest’InFolk Corredoura, decorrerá no dia 7 de agosto, às 21h30, na Arcada. À mesma hora, na Biblioteca Municipal, será apresentado o livro “Memórias felizes”, da autora fafense Adelaide Pinto. Após as 00h00, na discoteca Mamma Mia, terá lugar uma campanha de segurança rodoviária pela associação francesa Cap Magellan que vise sensibilizar os jovens emigrantes para as questões da segurança rodoviária.

O programa contempla a realização do seminário “Migrações – passado, presente e futuro”, que terá lugar no salão nobre da Câmara Municipal de Fafe, no dia 8 de agosto. Do programa constam intervenções do Presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa, de Luís Miguel Ribeiro, presidente da Associação Empresarial de Portugal e de Hermano Sanches Ruivo, Presidente da Associação ACTIVA - Groupe d'Amitié France Portugal des Villes et Collectivités Territoriales, e atual vereador da Câmara de Paris. O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, também confirmou a sua presença na iniciativa.

Segue-se, pelas 21h30, na Estação Memória, a sessão “Conversas com a Diáspora Fafense”, que contará com a participação de empresários e personalidades da diáspora fafense, e tem como principal objetivo a partilha de experiências de emigrantes de sucesso, a partir de relatos e testemunhos na primeira pessoa.

Várias iniciativas culturais completam o programa: no dia 9 de agosto, às 21h30, no Salão Nobre do Teatro Cinema, a inauguração da exposição de Fernando Mariano Cardeira “Memórias da Ditadura: Sociedade, Emigração e Resistência”, seguindo-se a apresentação do livro “Memórias da Ditadura: Sociedade, Emigração e Resistência” do historiador Daniel Bastos e do fotógrafo Fernando Mariano Cardeira, com tradução de Paulo Teixeira. No momento terá lugar a assinatura de protocolos de doação de obras dos artistas Fernando Mariano Cardeira e Orlando Pompeu. Na Arcada, às 21h00, a Banda Faz de Conta anima as ruas do centro da cidade e às 21h30, o Teatro Passos D’Alegria apresentará a peça de teatro “O Morgado de Fafe em Lisboa”.

O programa de boas vindas aos emigrantes encerra no dia 10 de agosto com uma noite de fados de Coimbra, a partir das 21h30, na Arcada.