«Hoje por ti, amanhã por mim!»
Esta quinta-feira foi um dia muito especial para os nossos seniores. Acompanhados por um grupo de jovens do Pastoral Juvenil, cerca de 100 seniores foram ao centro da cidade ver a iluminação natalícia e assistir aos espetáculos de música e luz, tendo a possibilidade de se envolver e sentir o espírito natalício, a solidariedade e o amor que esta época, em especial, convoca. A atividade surgiu de um repto lançado pela Divisão da Juventude do Município de Fafe ao serviço de Ação Social para que, em conjunto, criassem um conjunto de atividades de carácter intergeracional que pudessem aproximar os jovens da população mais velha do concelho, criando laços de amizade e carinho.
Esta iniciativa permitiu, desta forma, que estes seniores, que em muitos casos vivem sozinhos ou em instituições e sem possibilidade de se deslocar à cidade para ver a iluminação, pudessem contemplar as luzes de Natal na sua cidade, em segurança e acompanhados.
Esta atividade é o pontapé de saída de um conjunto de iniciativas de carácter intergeracional, sob o mote «Hoje por ti, amanhã por mim!», que a Câmara Municipal irá promover e que procura combater a solidão e o envelhecimento, através de um contacto próximo e direto com as gerações futuras.
Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Fafe, acompanhou esta atividade, e agradeceu o envolvimento “destes jovens voluntários e das Juntas Freguesia que asseguraram o transporte dos seniores” tendo destacado que estas “iniciativas se revestem de grande importância, sobretudo para os nossos idosos que tiveram a oportunidade de, acompanhados por uma geração muito mais jovem, participar na programação natalícia e, assim, sentirem que há um cuidado e atenção especiais com eles.
Estas atividades intergeracionais que temos previstas ao longo do próximo ano reconhecem a importância da interação e cooperação entre diferentes gerações e trazem benefícios diversos como a troca de conhecimentos e experiências, a promoção da solidariedade e do respeito mútuo e o estimulo ao envelhecimento ativo e saudável.”